Intérpretes de LIBRAS iniciam as atividades na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 27/04/2016 13h10, última modificação 27/04/2016 15h13
27/04/2016

Buscando dar acessibilidade às pessoas surdas e cumprir a Resolução nº 009/2013, de autoria do Vereador Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB), a Câmara Municipal contratou dois intérpretes de LIBRAS, a Linguagem Brasileira de Sinais. Eduardo Andrade Gomes e Raiana Dias de Araújo (foto) iniciaram suas atividades na reunião Ordinária da terça-feira (26).

O projeto de Resolução que obriga a utilização da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todas as Reuniões Ordinárias foi aprovado, em única votação, na reunião do dia 16 de abril de 2013. A Câmara Municipal de Viçosa já contou com o serviço de um intérprete anteriormente e essa é uma cobrança permanente por parte dos Vereadores.

A contratação ocorreu por meio de processo seletivo dividido em entrevista e prova prática, e contou com uma banca avaliadora competente. De acordo com a Presidente da Câmara, “a ideia é que seja realizada uma licitação para que se garanta a permanência dos interpretes para atender a população”.

Os profissionais irão atuar em todas as reuniões Ordinárias e em outras determinadas ocasiões, como para Audiências Públicas, sessões especiais e para atendimento especifico. Para a Vereadora Marilange, “o objetivo de ter acessibilidade em LIBRAS no Poder Legislativo é a preocupação com a inserção dessa comunidade nos assuntos que dizem respeito ao Município e ao trabalho realizado pelos Vereadores, e tenho certeza que este trabalho será feito com muita seriedade pelos intérpretes”. A Vereadora informou que a Câmara foi sinalizada com os símbolos que representam a acessibilidade e pediu que “a população faça a divulgação para que possamos alcançar a comunidade surda”.

Ainda na reunião Ordinária a Câmara recebeu, para o uso da Tribuna Livre, André Fialho, que apresentou o aplicativo LIVOX.  O aplicativo atende pessoas com deficiência e permite a melhora da comunicação entre as pessoas com deficiência.  Já havia se reunido com a Presidência e com o Vice-presidente da Casa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (PSDB) e propôs estudo de viabilidade para construir projeto para trabalhar com o Aplicativo na APAE de Viçosa.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta

Raiana Dias
Raiana Dias disse:
29/04/2016 15h50
O termo correto é: LÍNGUA Brasileira de Sinais, e não linguagem...
Comentários foram desativados.