Médico presta esclarecimentos sobre os serviços de oncologia no HSS

por Assessoria de Comunicação publicado 25/05/2016 13h53, última modificação 25/05/2016 13h53

O Médico Marcelo Pimenta, responsável pelo serviço de oncologia do hospital São Sebastião, ocupou a Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (24), para prestar esclarecimentos sobre os serviços de oncologia no Sistema Único de Saúde (SUS).

O assunto chegou à Casa Legislativa por meio do uso da Tribuna na reunião Ordinária ainda do dia 10 de maio. Na ocasião, a ex-portadora do câncer de mama, Luana Comastre Fontenelle cobrou o credenciamento da quimioterapia pelo SUS, e o Vereador Sérgio Norfino Pinto (Dr. Sérgio) (PSBD), Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, esclareceu algumas questões.

Completando os esclarecimentos do Vereador Sérgio Norfino, e acrescentando alguns dados, em defesa do hospital, Marcelo respondeu aos questionamentos de Luana:  “Quero deixar bem claro que o hospital é um instituição filantrópica que sempre priorizou pelo atendimento das pessoas mais carentes de Viçosa e região. Quando fomos convidados para construir o serviço de oncologia nossa ideia, e meta principal, é que os serviços sejam estendidos a todos os usuários.”, declarou.

Segundo o médico: “O serviço começou em 2002 e, desde então, sempre buscamos o credenciamento. O maior empecilho é uma portaria que existe do Ministério da Saúde, atualizada em 2011, que menciona que para ser credenciado é necessário que o município tenha  a população de 500 mil habitantes. Sabemos que há locais que não tem esse número de população e que tem o credenciamento, mas isso é uma questão mais política.”, afirmou.

Ele ainda relatou que existem projetos de melhoria para o setor de oncologia em andamento: “Já fizemos o projeto do serviço de radioterapia, para termos uma unidade completa de serviços de oncologia e pedimos ajuda para conseguir trazer o credenciamento para Viçosa, pois achamos fundamental que ao paciente não tenha que se deslocar e possa se tratar perto da família.”. Ele ainda salientou: “Nunca houve descaso ou desinteresse do hospital em ser credenciado.”.

A Presidente da Câmara, Vereador Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) agradeceu a participação do médico na Tribuna: “Ficamos satisfeitos com a resposta muito bem colocada.”.

Texto: Lidiany Duarte
Foto: Anna Gabriela Motta