Vereadora pede apoio à campanha de transferência de título eleitoral

por Assessoria de Comunicação publicado 17/05/2017 15h45, última modificação 19/05/2017 09h23
17/05/2017

Na terça-feira (16), a Vereadora Brenda Santunioni (PP), se reuniu com representantes da Associação Comercial de Viçosa para falar sobre a transferência de título de eleitores que moram em Viçosa, mas não possuem domicílio eleitoral no município. A vereadora trouxe o assunto à reunião Ordinária e solicitou à Mesa Diretora que a campanha seja uma ação da Câmara Municipal, por intermédio da Escola do Legislativo.

Brenda justificou a campanha pelo pleno exercício da cidadania dos moradores de Viçosa e também pelos cálculos de repasses estaduais e federais, baseados nas estimativas populacionais do IBGE. “Quanto mais pessoas que vivem em Viçosa se declararem moradoras através do título eleitoral, mais recursos receberemos para investir na saúde, na educação, no esporte, e em outras áreas.”

A vereadora exemplificou a chamada população flutuante com dados de instituições de ensino superior na cidade. Segundo Brenda, mais de 80% dos estudantes da Unifran, FDV e UFV não residem eleitoralmente em Viçosa.  “É uma atitude simples e rápida, mas com impacto no desenvolvimento do município. É mostrar que o cidadão que usa Viçosa para estudar ou trabalhar gosta da cidade.”

Na reunião da semana passada (09) o Vice-Presidente da Casa, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), manifestou apoio à causa. Segundo Helder, também é preciso investigar os casos de pessoas que, em período eleitoral, transferem o título para outros municípios e não contribuem para o crescimento de Viçosa.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi