Câmara recebe diretor do SAAE para discutir limpeza pública

por Assessoria de Comunicação publicado 21/06/2017 15h45, última modificação 22/06/2017 16h28
21/06/2017

Por intermédio do Requerimento nº 018/2017, de autoria do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), o Diretor de Limpeza Pública do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE), Martinho de Almeida Júnior, foi convidado a participar da reunião Ordinária da terça-feira (20). O diretor falou sobre o trabalho do SAAE nessa área e respondeu aos questionamentos dos parlamentares.

Martinho Júnior reconheceu os problemas enfrentados pela população e afirmou que, questões como a falta de pessoal e poucos recursos estão sendo trabalhadas constantemente para melhorar os serviços de coleta e reciclagem de resíduos em Viçosa. “Esbarramos na arrecadação, que não supre todas as despesas de manutenção de veículos, capina, materiais e outros serviços”, disse.

Um dos principais problemas, apontado pelo Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), é o mato nas vias públicas. Paulo Sérgio questionou sobre a possibilidade de se utilizar a chamada capina química, que é o uso de produtos químicos para eliminar os vegetais e impedir que cresçam novamente. Martinho explicou que o uso de herbicidas na área urbana não é recomendado, mas a autarquia está buscando maneiras de utilizá-la: “o contrato de capina convencional é caro e, em três meses, o mato cresce de novo. A capina química é muito mais barata”, defendeu. O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) parabenizou o empenho do Diretor, mas manifestou preocupação com a possibilidade da capina química: “estamos caminhando para colocar o mais distante possível das nossas casas os agrotóxicos e herbicidas”.

Os vereadores mencionaram ainda a importância de a população colaborar com a limpeza, respeitando os horários de coleta e separando o lixo seco do lixo úmido.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi