Câmara faz balanço de ações

por Assessoria de Comunicação publicado 13/06/2018 12h16, última modificação 13/06/2018 12h16

O compromisso da Câmara Municipal de Viçosa sempre foi trabalhar por uma Viçosa melhor para todos os viçosenses. Desde 2017 e ao longo desse ano, a Mesa Diretora, formada pelo Presidente Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), pelo Vice-Presidente Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) e pelo Secretário Edenilson José de Oliveira (MDB), em conjunto com os demais vereadores, se empenhou para continuar cumprindo esse papel. Nesse período, a Câmara se dedicou às ações de interesse da população nas mais diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura, segurança e no reconhecimento de boas iniciativas populares, bem como na aproximação do cidadão com o Poder Legislativo.

Em maio desse ano, a Casa Legislativa contribuiu mais um pouco para uma das maiores devoluções da história do Município aos cofres públicos. A entrega do cheque de R$ 200 mil ao Prefeito, com indicação dos vereadores para a compra de um aparelho para exame de radiografia, somam aos mais de R$ 1,6 milhão economizados em 2017. Assim, a Câmara já retornou aos contribuintes quase R$ 2 milhões nesse biênio, ou seja  uma administração com foco na boa gestão do dinheiro do povo e ao empenho de parlamentares e servidores nesse compromisso.

O recurso proveniente dessa economia é obrigatoriamente devolvido ao Município, com a possibilidade de os vereadores sugerirem onde ele será aplicado. A sugestão do Presidente Carlitos, apoiada por toda a Câmara, é de investimentos na saúde, como a compra do aparelho de raio x, na educação e na infraestrutura, como a ponte na comunidade da Laje, na zona rural. “Estamos aqui apenas para cuidar de um dinheiro que não é nosso, é do povo de Viçosa. Por isso, administramos com eficiência para dar um bom retorno aos cidadãos”, afirma Meio Kilo.

Além disso, os parlamentares também fiscalizam e cobram. Em março, foi convocada uma reunião com o Comando da 10ª Companhia de Polícia Militar (PM) Independente de Viçosa para discutir a segurança pública no Município e propor uma parceira mais intensa entre a Câmara Municipal e a PM. A boa integração entre os agentes do Poder Público é essencial para uma Viçosa mais segura, livre do tráfico de drogas e do medo que a população sente nas ruas.

As dificuldades enfrentadas pela população também são pauta constante na Câmara, que não se furtou em apoiar os moradores e trabalhadores das ruas que sofreram alterações no trânsito no fim de 2017 e início desse ano. O assunto foi amplamente discutido e as demandas da população defendidas nas reuniões internas e externas dos vereadores. Em abril, lado a lado com os moradores da Rua dos Passos, o Presidente Carlitos e a Vereadora Brenda participaram de uma passeata que reivindicava mais vagas de estacionamento e pontos de carga e descarga na via.

Escola do Legislativo

Neste biênio, também foram intensificados os trabalhos da Escola do Legislativo “Professor Sebastião Lopes de Carvalho”, órgão da Câmara Municipal de Viçosa institucionalizado por meio de resolução em 2015. Um dos compromissos da Escola do Legislativo é contribuir para a capacitação de toda a comunidade, objetivando a integração entre a Casa Legislativa e a sociedade, bem como a formação e conscientização política do cidadão. Para isso, são realizados projetos, campanhas e parcerias com organizações da sociedade civil.

Um dos programas mais tradicionais da Escola é o Câmara Visita, que tem como objetivo estimular, por meio de visitas monitoradas, a participação cidadã. Só em 2018, mais de 500 alunos puderam conhecer melhor o funcionamento da Casa Legislativa. Sua família, grupo de amigos ou a sua escola também podem participar do programa, basta entrar em contato pelo telefone 3899-7500 e agendar a visita.

Há quase dez anos, a Escola introduziu em Viçosa o Parlamento Jovem, um projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pela PUC Minas, em parceria com as Câmaras Municipais. A cada ano, um tema é escolhido para ser debatido. Em 2018, o projeto envolve estudantes de 88 municípios do Estado na discussão do enfrentamento da “Violência contra a Mulher”. Em Viçosa, 60 alunos de sete escolas de ensino médio estão participando das atividades, que envolve encontros nas salas de aula, na Câmara, em outras cidades da região e é encerrado em Belo Horizonte, na ALMG.

Também esse ano saiu do papel uma antiga ação da Câmara, o Parlamento do Idoso. Em fevereiro, 30 idosos tomaram posse como parlamentares titulares e suplentes para exercerem o mandato de Parlamentar Idoso, mas as atividades começaram meses antes. Foram realizadas diversas capacitações e mobilizações. Hoje, o Parlamento do Idoso realiza reuniões quinzenais, semelhantes às dos vereadores tradicionais, onde são discutidas pautas de interesse dessa população mais experiente. As proposições feitas por eles recebem o apoio dos vereadores e são levadas ao Executivo, já foram quase 50 em quatro meses de mandato.

Para ampliar ainda mais seu alcance e disseminar a abertura da Casa Legislativa a todos os cidadãos, a Escola do Legislativo firma parcerias e oferece capacitações aos líderes comunitários, por meio da ação “Despertando Lideranças”. Em 2018, foram estabelecidas parcerias com a UMAB (União Municipal das Associações de Moradores de Bairros, Distritos e Comunidades Rurais de Viçosa) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).

Visite a Câmara, conheça o trabalho dos seus vereadores: a Câmara Municipal fica aberta de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na Praça Silviano Brandão, nº 05. Bem pertinho funciona a Escola do Legislativo, na Rua Artur Bernardes (Calçadão), 91, 5º andar, Centro.

Texto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi