'Câmara na Comunidade' em São José do Triunfo

por Assessoria de Comunicação publicado 26/11/2019 16h10, última modificação 02/08/2021 16h20

A Câmara Municipal realizou, na manhã do sábado (23), a segunda edição do Projeto “Câmara na Comunidade”, que visa aproximar o Poder Legislativo, ainda mais, da comunidade viçosense. O evento, realizado com o apoio da União de Ensino Superior de Viçosa (Univiçosa), aconteceu no Distrito de São José do Triunfo, na Praça Luiza Rodrigues Lopes. Compuseram mesa o Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), e os vereadores Edenilson Oliveira (MDB), 2º Secretário da Mesa, e Maria Heloisa Gomes (Heloisa da Policlínica) (PSDB), juntamente com o Presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Bairros, Distritos e Comunidades Rurais de Viçosa (UMAB), Antônio Raimundo Charrão e o Presidente da Associação de Moradores do Distrito de São José do Triunfo, Joel Paulino. Os vereadores Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB), Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Ronildo Ferreira (Dj Ronny) (PSC) e Sérgio Aloiso (Sérgio Construtor) (PSDC) também participaram das atividades.

Antes de ser iniciada a reunião entre os moradores e o Poder Legislativo, os alunos do curso de Enfermagem da Univiçosa ofereceram à comunidade aferição de glicemia capilar e pressão arterial e noções de primeiros socorros. Durante a reunião, a comunidade, mostrando-se muito participativa ao apresentar as necessidades do distrito aos parlamentares, trouxe demandas relacionadas à acessibilidade, ao transporte, à infraestrutura e à saúde. Entre as solicitações apresentadas, a moradora Flávia Maira Sebastião denunciou a situação da quadra esportiva da Escola Estadual José Lourenço de Freitas “tenho dois filhos que frequentam a escola, que apresenta uma quadra esportiva cheia de entulhos, oferecendo risco às crianças. Além da quadra, em toda a escola se faz necessário a manutenção”, disse. Já Vanda Aparecida Matias falou sobre a falta de saneamento do distrito “sentimos diariamente um mau cheiro, porque aqui a rede de esgoto está a céu aberto. Essa é uma questão de saúde que afeta toda a população”, apontou.

Para o Presidente Antônio Elias, o projeto é uma oportunidade de ouvir as reivindicações a fim de melhorar a qualidade de vida no Município "precisamos cuidar do nosso povo e a participação popular é essencial nesse processo. É por ela que podemos transformar as demandas em indicações ao Executivo", enfatizou. O Vereador Edenilson ressaltou que as solicitações apresentadas já foram colocadas em pauta na Casa Legislativa por ele e pelo Presidente Antônio Elias “desde 2013 lutamos pelas demandas desse distrito, inclusive pela quadra e pela infraestrutura e apresentamos esses problemas ao Executivo. Não podemos executar, mas temos a obrigação de fiscalizar. Faremos um novo documento reunindo todas as reivindicações e iremos apresentá-lo ao Prefeito”, disse.

O Projeto “Câmara na Comunidade” teve sua primeira edição realizada em junho, no Bairro São José (Laranjal), na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima e contou com a presença de moradores dos bairros Arduíno Bolivar (Amoras), Barrinha, Boa Vista, Cidade Nova e Vau-Açu, que discutiram e apresentaram suas demandas.

Texto: Isabela Monteiro
Revisão e foto: Mônica Bernardi