Câmara promove Curso de Oratória

por Assessoria de Comunicação publicado 29/04/2019 09h35, última modificação 02/08/2021 16h20

Por intermédio da Escola do Legislativo da Viçosa, a Câmara Municipal promoveu  a capacitação de Agentes Públicos Municipais “Curso de Oratória”, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e com apoio da Escola do Legislativo da Assembleia e do Centro de Apoio às Câmaras.

O evento aconteceu durante toda a sexta-feira (26) e foi ministrado pelo Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sócio-Fundador da Sociedade Brasileira de Retórica, Analista Legislativo Redator-Revisor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e Professor da Escola do Legislativo Professor Ivan Capdeville Junior. Compuseram mesa o Presidente da Casa Legislativa Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), o Coordenador Geral da Escola do Legislativo Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), o Coordenador Técnico Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB) e o Presidente da Câmara Municipal de Ervália, Vereador  Agostinho Cal de Souza Neto (DEM). O Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC) também esteve presente no curso.

oratória

O curso teve como público alvo vereadores, servidores e assessores da administração municipal, participantes do Projeto Parlamento Jovem, professores, advogados, profissionais e estudantes, comunidade em geral e contou com a participação de vereadores dos municípios Viçosa, Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, Ervália e Porto Firme.

Ivan conduziu a palestra buscando interação com o público a todo momento e apresentou a oratória como desenvolvimento dos aspectos formais de conteúdo, enfatizando a importância da linguagem corporal e verbal no processo comunicativo “a fala, a postura, a confiança, a clareza e a objetividade são aspectos essenciais para se expressar, se posicionar, convencer e criar realidades, que variam de acordo com o contexto e o público em questão”, disse.

Segundo o professor, a oratória é um desenvolvimento contínuo que não se limita apenas à técnica “a arte de falar bem não é uma ciência exata. A oratória não deve ser decorada, e sim aplicada à própria personalidade, valorizando os próprios talentos, como uma forma de contribuir para o outro e para um mundo melhor”, disse. Ao final do evento, Ivan ressaltou a importância da aproximação da rede das Escolas do Legislativo “queremos melhorar o planejamento com uma programação anual que será passada de forma integrada e holística, com foco na capacitação de agentes municipais e da comunidade em geral. Em Viçosa, a Escola se mostra muito comprometida, o que refletirá em uma cidade melhor. Juntos, vamos construir esse desafio”, concluiu.

O Presidente da Casa Antônio Elias se mostrou satisfeito com os resultados do evento “ficamos felizes pela presença de todos e imensamente gratos ao Professor Ivan por compartilhar seu conhecimento. Com certeza iremos realizar novos trabalhos de capacitação com apoio da Escola e da Assembleia e estamos sempre de portas abertas para parcerias e troca de experiências”, disse.

Texto: Isabela Monteiro
Foto: Igor Gama e Isabela Monteiro