Câmara recebe visita técnica da ALMG

por Assessoria de Comunicação publicado 17/05/2019 17h40, última modificação 02/08/2021 16h20

A Câmara Municipal recebeu na tarde da quinta-feira (16) visita técnica da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para tratar do andamento do Projeto Parlamento Jovem (PJ) Minas 2019. Na ocasião a Coordenadora Estadual do PJ, Leandra Martins se encontrou com os representantes das cidades que compõe o Polo Caparaó do qual Viçosa é sede.

As cidades de Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Ubá, Viçosa, Visconde do Rio Branco e Urucânia, enviaram representantes para o encontro, esta última contou com as figuras dos vereadores Gerson Ramos (PRB) e Ivã Custódio (PRB). A visita teve como propósito discutir o plano de ação e coletar dados sobre o andamento do projeto em cada cidade do Polo, bem como entender suas respectivas dinâmicas de mobilização e engajamento com os alunos participantes.

A Coordenadora Estadual ressaltou a importância de um diálogo frequente entre os responsáveis por cada Polo para que se ajudem nas atividades relativas ao PJ e parabenizou o desempenho dos presentes. Já o Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo de Viçosa, Marcos Nunes, ex-Vereador, destacou a relevância de eventos do tipo para o sucesso do Projeto “tivemos dois momentos de extrema importância. Durante a parte da manhã, pudemos reorganizar datas e acertar alguns serviços pendentes. Já na parte da tarde, conseguimos tirar várias dúvidas e fazer esclarecimentos. Foram duas reuniões extremamente produtivas e necessárias para os nossos trabalhos”, disse.

O PJ Minas é um projeto de formação política de estudantes do ensino médio promovido pela ALMG e PUC Minas, está em sua 16ª edição. Em 2019, tem como tema “Discriminação Étnico-racial”, contando com a participação de 107 câmaras municipais de todo o Estado, distribuídas em polos regionais

Reunião do Polo Caparaó

Na manhã da quinta-feira, a Casa Legislativa também sediou reunião do Polo Caparaó para discutir assuntos referentes ao Parlamento Jovem (PJ) 2019 e contou com a presença dos representantes das Câmaras citadas acima.

O encontro teve como objetivo avaliar as necessidades do Polo, distribuir tarefas para o Encontro Regional e discutir calendário e regulamento. A próxima reunião terá o intuito de avaliar o 1º semestre, e definir a programação do Grupo de Trabalho e da Plenária Regional que será marcada após o Encontro Regional.

Em Viçosa, o Parlamento Jovem é promovido desde 2010, e nesta edição conta com a participação das Escolas Estaduais Alice Loureiro, Santa Rita de Cássia, Doutor Raimundo Alves Torres (Esedrat), Raul de Leoni, José Lourenço de Freitas, e Centro Educacional Coeducar.

Texto: Paloma Albuquerque

Foto: Isabela Monteiro