Parlamentares Idosos tomam posse na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 05/02/2020 10h30, última modificação 02/08/2021 16h20

A Câmara Municipal empossou 30 idosos do Projeto Parlamento do Idoso que atuarão como parlamentares no ano de 2020. A solenidade foi realizada durante a abertura do ano legislativo, na reunião Ordinária da terça-feira (04).

O autor do projeto e Coordenador Geral da Escola do Legislativo, o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), em sua fala exaltou o trabalho realizado pelos idosos no ano anterior. “Parlamento é uma palavra do latim que remete ao falar, falar enquanto expressão da vontade geral e é isso que eles fazem aqui representando a comunidade idosa e suas necessidades”, explica. O vereador ainda ressaltou o sentimento de orgulho em relação ao projeto que vem funcionando de modo excepcional e fez um apelo para que o PI transcenda muitas mesas diretoras e continue crescendo mais a cada ano. “Vida longa ao PI”, disse.

Já o Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, o Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), parabenizou os parlamentares idosos e agradeceu pelos inúmeros aprendizados. “A gente aprende com vocês a cada semana que passa, levamos suas ideias para onde vamos e entendemos a pertinência de suas indicações. Continuem trabalhando dessa forma”, comentou.

Em um momento de comoção e respeito, os presentes na sessão fizeram um minuto de silêncio em homenagem à Santina Bernardo Leandro, que assumiria na gestão de 2020 como parlamentar idosa suplente da Associação dos Servidores Administrativos da Universidade Federal de Viçosa (ASAV).

Na ocasião Creuza Silveira Batista, realizou o juramento acompanhada pelos demais parlamentares idosos e, em seguida foi feito o sorteio dos vereadores que compõem a Casa Legislativa e que serão responsáveis por acompanhar as atividades de seus respectivos parlamentares durante o ano, ficando definidos da seguinte forma: Maria Madalena Rodrigues Costa e Maria das Graças Silva Anastácio (Pastoral do Idoso Santa Rita de Cássia), Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), Presidente; Creuza Silveira Batista e Oseas Sebastião Amorim (Lar dos Velhinhos), Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente; Maria Aparecida de Jesus Souza e Venceslau José da Silva (Fórum do Idoso), Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Secretário da Mesa; Maria da Conceição Paiva e Antônio Mendes de Paula (IPREVI), Vereador Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB); Raimundo Nonato e Lídia Mendes Gonçalves (COPEV), Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas); Maria Aparecida Severina (CRAS SUL) e Maria do Carmo Lopes (Fórum do Idoso), Vereador Edenilson José de Oliveira (MDB); Antônio Raimundo Charrão (UMAB) e José Bosco (Fórum do Idoso), Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC); Rita de Cássia Miranda Villar e Carlos Alberto Reis (APDV), Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB); Leda Maria Simas Pereira (Casa do Caminho) e Maria das Graças Bering Ramos (Fórum do Idoso), Vereador Joaquim Tristão (PTC); Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira (ASPUV) e Maria Hermínia B. Neto (Fórum do Idoso), Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB);  Luiz Carlos Silva e José Milton Ferreira (CRAS NORTE), Vereador Raimundo Guimarães (PSDB); Marcos Antônio Alves e Paulo Fernandes de Castro (PMTI), Vereador Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSC); José Bruno Ferreira (SSVP) e Bárbara Maria dos Anjos Freitas (Fórum do Idoso), Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC); José Felix de Lima (ASAV),  Vereador Wallace Calderano (PSC).

De acordo com o Regimento Interno do projeto, os parlamentares idosos irão se reunir no Plenário, às quartas-feiras a cada quinze dias, com o objetivo de discutir políticas públicas para essa parcela da população.

Juramento: “Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, observar as normas regimentais, buscando a promoção das Políticas Públicas para os Idosos no município de Viçosa, proporcionando o bem-estar do seu povo”.

Texto: Paloma Albuquerque

Foto: Thiago Fernandes