Parlamento do Idoso recebe Câmara da Melhor Idade de Ubá

por Assessoria de Comunicação publicado 23/08/2019 08h25, última modificação 02/08/2021 16h20

O Projeto Parlamento do Idoso (PI), recebeu na quarta-feira (20), participantes do Projeto Câmara da Melhor Idade, da cidade de Ubá, que apresenta uma proposta semelhante ao PI. O objetivo do encontro foi proporcionar troca de experiências entres os dois programas e fomentar discussões sobre envelhecimento. O Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) compareceram ao encontro.

Durante a reunião, os presentes tiveram um momento de apresentação onde puderam se conhecer melhor para que fossem iniciadas as discussões que envolveram transporte, saúde, mobilidade urbana e ser idoso. A Presidente da Câmara da Melhor Idade, Zuleica Evangelista de Andrade, agradeceu a oportunidade dessa troca de experiências e falou sobre a diferença entre ser velho e ser idoso “estamos muito felizes de estar aqui com vocês e posso ver como estamos alinhados. Nós somos da melhor idade somos idosos, não velhos. Velho é aquele que fica deitado em casa, sentindo dor e reclamando, e idoso somos nós que estamos trabalhando, fazendo a diferença para nossa cidade”, afirmou.

O Presidente Antônio Elias exaltou o trabalho que os idosos realizam para a comunidade “é uma honra receber os parlamentares idosos de Ubá, é uma experiência única. É prazeroso ver a participação de vocês, exemplos de vida para todos nós, em questões que envolvem o nosso Município”, parabenizou. O Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo, Marcos Nunes, ex-vereador, também participou do encontro.

O Parlamento do Idoso foi instituído pela Resolução nº 006/2017, de autoria do Vereador Geraldão, com o objetivo de possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo legislativo por intermédio da participação em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato. As reuniões do projeto acontecem quinzenalmente, às 15 horas, no plenário da Casa e, assim como nas reuniões ordinárias dos Vereadores, a população pode participar ativamente, até mesmo utilizando a tribuna livre, para salientar suas reivindicações.

Texto: Paloma Albuquerque

Foto: João Pedro Paixão e Isabela Monteiro