Viçosa realiza aula inaugural do Parlamento Jovem 2021

por Assessoria de Comunicação publicado 07/05/2021 16h05, última modificação 02/08/2021 16h20
Por mais um ano a Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho, da Câmara Municipal de Viçosa, oferece o Projeto Parlamento Jovem que promove educação e cidadania na cidade.

Na tarde da quinta-feira (06) ocorreu, de maneira remota, o primeiro encontro do Parlamento Jovem (PJ) Viçosa 2021. No evento compareceram o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Bartómelio Martins (Professor Bartô) (PT) e o Coordenador Técnico, Vereador Sérgio Marota (PSL). Além da equipe da Escola.

Como convidadas participaram, a Professora Nádia Dutra, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Mariana de Cássia, graduanda em Gestão Ambiental na UFV - Campus Florestal;  e o participante Vitor Jacob, estudante e membro do PJ desde 2020, para abordar o tema deste ano: "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável". Durante o encontro, foram repassadas as orientações iniciais sobre a participação no PJ e como se darão os trabalhos.

O Vereador Sérgio parabenizou o trabalho da Escola do Legislativo e salientou que, "é um projeto muito importante pois traz para os jovens a oportunidade de se engajarem em pautas essenciais, como a desse ano que trata do meio ambiente”. O vereador também apresentou para os jovens o projeto de coleta seletiva que pretende trazer para Viçosa juntamente com a Professora Nádia.

O Vereador Bartomélio também falou sobre a importância do tema e como o Parlamento Jovem se faz necessário. “Eu vejo o Parlamento Jovem não somente como esse instrumento de promoção da cidadania, mas como uma maneira do Legislativo dialogar com os jovens. Queremos que ele chegue cada vez em mais escolas e que possamos trabalhar cada vez mais juntos”, afirmou.

Ademais, na manhã da sexta-feira (07) a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) juntamente com a PUC Minas realizaram o lançamento estadual do Parlamento Jovem Minas, dando início a 18ª edição, sendo 08 destas com a participação de Viçosa.

No evento estavam presentes o Presidente da ALMG Agostinho Patrus Filho, o Pró-Reitor da PUC Minas Wanderley Chieppe Felippe, juntamente com diversos deputados e representantes das 123 Câmaras que participam do projeto, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereador Edenilson José de Oliveira (PSD). Segundo o Presidente, “é muito gratificante acompanhar mais um ano do Parlamento Jovem na nossa cidade e continuar o trabalho como Polo, na orientação das demais cidades da região. Estar na presidência e ter o projeto, mesmo que de maneira remota, é muito satisfatório, principalmente por perceber que várias escolas incentivaram seus alunos a adesão do projeto. O Município só tem a ganhar”, disse.

Em Viçosa 08 escolas aderiram ao PJ 2021: o Colégio Anglo; o Colégio de Aplicação da UFV - COLUNI; o Colégio Equipe; a Escola Estadual Alice Loureiro; a Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres; a Escola Estadual José Lourenço de Freitas; a Escola Estadual Raul de Leoni; e a Escola Estadual Santa Rita de Cássia. O Parlamento Jovem é uma iniciativa da ALMG e da PUC Minas, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Assembleia em parceria com as câmaras municipais de todo o Estado.

*texto da estagiária Thaís Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi