Viçosa realiza Grupos de Trabalho Regional do PJ

por Assessoria de Comunicação publicado 12/08/2019 09h40, última modificação 02/08/2021 16h20

A Câmara Municipal realizou na tarde da quarta-feira (07), por intermédio da Escola do Legislativo, os Grupos de Trabalho da etapa Regional do Projeto Parlamento Jovem (PJ) 2019, que tem como tema a “Discriminação Étnico-Racial” e como subtemas: Desigualdades socioeconômicas, Violências por motivos étnico-raciais e Direito às identidades e à diversidade cultural. O evento aconteceu no Centro de Ensino de Extensão (CEE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e contou com a participação de cerca 70 estudantes do ensino médio das cidades pertencentes ao Polo Caparaó, que tem Viçosa como sede e também é composto por Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Ponte Nova, Ubá, Urucânia e Visconde do Rio Branco.

A abertura da sessão contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), do Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), do Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo, Marcos Nunes Coelho Junior e de representantes das Câmaras que integram o Polo. O Vereador Geraldão ressaltou a importância da participação de cada um dos alunos no Projeto “vocês têm uma oportunidade única de lutar pelo que acreditam ser o melhor. Esse é mais um ano que o Parlamento Jovem cumpre o seu objetivo de aproximar o Poder Legislativo do público jovem”, ressaltou.

Os estudantes foram divididos em três salas, de acordo com os subtemas, e escolheram um coordenador e um relator para dirigir cada grupo de trabalho com o auxílio de um monitor da Escola do Legislativo. Nesse momento, as propostas que foram aprovadas nas Plenárias Municipais foram discutidas e votadas e, ao final dos trabalhos, foram aprovadas 6 propostas por subtema. As sugestões são relacionadas a educação, projetos sociais, além de empregos e ampliação de serviços de denúncias, e serão levadas para a Plenária Regional em Ubá para votação na quarta-feira (14).

O Parlamento Jovem de Minas, promovido em Viçosa desde 2010, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Escola do Legislativo, e da PUC Minas, desenvolvido em parceria com as câmaras municipais, e tem como objetivo buscar a formação política dos jovens e incentivá-los a participar ativamente dos debates, exercendo sua plena cidadania. Este ano, em sua 16ª edição, o projeto conta com a participação de 107 câmaras, distribuídas em polos regionais.

Texto: Paloma Albuquerque
Revisão: Mônica Bernardi