Polo Caparaó encerra as atividades do PJ 2019

por Assessoria de Comunicação publicado 09/12/2019 15h35, última modificação 02/08/2021 16h20

A Câmara Municipal, por intermédio da Escola do Legislativo, realizou o último Encontro Regional do Projeto Parlamento Jovem (PJ) do ano de 2019 na tarde da quinta-feira (05), em Viçosa, na Chácara Flora. Além do Município, que é sede do Polo Caparaó, o evento reuniu cerca de 70 jovens de outras seis cidades pertencentes ao Polo, sendo Paula Cândido, Piranga, Ponte Nova, Ubá, Urucânia e Visconde do Rio Branco.

Com um ambiente marcado por momentos de descontração e por demonstrações de gratidão pelo ano de atividades, um jovem de cada cidade prestou homenagem aos coordenadores e monitores de seus respectivos municípios “o Parlamento Jovem impactou nossas vidas individual, coletiva e politicamente”, comentou Kaleb Galdino, participante do projeto em Viçosa. O estudante Lucas Maciel, da cidade de Piranga, ressaltou a importância do PJ em cidades menores, que promovem poucas discussões que envolvem política “em uma cidade como a nossa, em que quase não há participação jovem na política, um projeto como este é indispensável e importantíssimo para que a gente possa crescer”, completa.

O encontro foi composto por várias manifestações culturais, quando os jovens puderam realizar apresentações musicais e participar de oficinas de dança. Uma delas foi ministrada pelos integrantes do grupo de passinho “Os atuais”, que apresentaram parte do espetáculo “Não sou o que você vê”, dirigido por Igor Xisto e Yan Castro. O Coordenador do Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco, Claudiney Malta, não esconde sua satisfação “foi um momento incrível em que os jovens que compõem o Polo puderam reforçar as amizades e fortalecer esse sentimento de união e parceria que levarão para a vida deles. Nesse clima de confraternização, ficou bem explícita a expressão de alegria em cada um deles que já estão sendo os protagonistas das mudanças no meio social e político em que vivem. Foi um imenso prazer ter feito parte desse Polo”, comenta.

Em momento de comoção e respeito, os participantes também homenagearam as vítimas de ‘Paraisópolis’ com um minuto de silêncio em suas memórias.

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia de Minas Gerais, por intermédio da Escola do Legislativo e da PUC Minas, desenvolvido em parceria com as câmaras municipais. Este ano, o projeto teve como tema a “Discriminação Étnico-Racial”. Em 2020, o PJ trabalhará o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e Viçosa irá comemorar 10 anos de participação no Projeto com uma programação especial.

Texto e foto: Paloma Albuquerque

Revisão: Mônica Bernardi