Programa 'Marcelo Andrade' abre inscrições para 2020

por Assessoria de Comunicação publicado 06/02/2020 09h40, última modificação 02/08/2021 16h20

O Programa 'Marcelo Andrade', instituído pelo Projeto de Resolução nº 003/2017, de autoria dos vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e Brenda Santunioni (Progressistas), está com inscrições abertas para o ano de 2020. O projeto tem o objetivo de promover e divulgar as diversas formas de manifestações populares, artísticas e culturais oferecendo a estrutura física da Câmara Municipal de Viçosa e suas dependências para a exposição gratuita.

O Programa recebeu esse nome em homenagem ao ator, diretor e produtor, Marcelo Andrade, que faleceu no dia 13 de março de 2017, aos 58 anos. Marcelo foi responsável por alavancar a cultura na cidade com seus projetos desenvolvidos dentro das salas de aula de diversas escolas de Viçosa e região, onde foi professor. Além disso, esteve à frente da Secretaria Municipal de Cultura de 1993 a 2008 e era reconhecido nacionalmente por ter trabalhado com grandes nomes do teatro nacional, como Regina Duarte, Marília Pêra, Vera Holtz, entre outros.

O Programa 'Marcelo Andrade', desde 2017, compromete-se com a missão de popularizar a arte e o artesanato de Viçosa, por meio de suas diretrizes, que são apresentar mostras documentais, didáticas, populares ou científicas, oferecer ao público condições para conhecimento sistemático das produções artístico-culturais, tanto eruditas quanto populares, e contribuir para a formação da cidadania ao permitir a manifestação de jovens e novos talentos.

Em 2019, o Programa contou com mais de 20 exposições dos mais variados temas e áreas de atuação e já soma-se, desde a reunião Ordinária do dia 04/07/2017, em que foi aprovado, mais de 30 exposições artísticas ao todo.

Para poder participar os artistas interessados deverão procurar a Escola do Legislativo da Câmara Municipal, que se encontra no Calçadão, nº 95, sala 501, requisitar a ficha de inscrição juntamente com o regulamento proposto pela Resolução e apresentar uma proposta de exposição, mediante ofício, à Câmara Municipal de Viçosa.

Texto: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi