Viçosa inicia etapa de mobilização do Parlamento Jovem

por Assessoria de Comunicação publicado 27/02/2020 08h40, última modificação 02/08/2021 16h20

Na terça-feira (18), a equipe da Escola do Legislativo deu início ao período de mobilizações do Projeto Parlamento Jovem (PJ) Viçosa 2020. O Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB) e o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) irão visitar um total de 07 escolas até a primeira semana de março. Até agora, já foram mobilizados alunos da E.E. Alice Loureiro, E.E. José Lourenço de Freitas (foto), E.E. Raul de Leoni, Colégio Equipe e ainda serão visitadas as E.E. Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), E.E. Effie Rolfs e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI). Estima-se que cerca de 900 jovens sejam apresentados ao projeto durante esse período.

O Presidente Antônio Elias agradeceu a atenção dos jovens e contou um pouco da sua trajetória, ressaltando a importância de uma participação política ativa. “A política muda vidas, ser engajado, estar nesse meio, é muito importante para percepções pessoais, para entender o nosso local como cidadão, não apenas como um político vereador, por exemplo, mas como um cidadão politizado”, disse. Já o Vereador Geraldão mostrou como as pessoas que dizem que os jovens são o futuro da nação estão equivocados. “Dizer que os jovens são o futuro da nação é ignorar que eles estão aqui e agora, os jovens são o nosso presente, eles são a nossa força maior de transformação, não precisamos esperar até o futuro”, para completar o vereador salientou que “o Parlamento Jovem é interessante por ter esse tipo de participação transversal que não se restringe somente ao campo político e muito menos ao político partidário”, afirmou.

Em 2020, na sua 17ª edição o Parlamento Jovem irá trabalhar com o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e conta com a inscrição de 114 cidades, das quais 24 são ingressantes. Essas cidades foram divididas em 17 polos, sendo Viçosa a cidade representante do Polo Caparaó. Isso significa que a cidade irá sediar as etapas regionais do projeto e receber as 12 cidades integrantes do polo: Ervália, Mariana, Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Ponte Nova, Rio Doce, São Francisco do Glória, Ubá, Urucânia, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Texto e foto: Paloma Albuquerque

Revisão: Mônica Bernardi