Oficinas do Parlamento Jovem - 2021

por Assessoria de Comunicação publicado 26/07/2021 15h02, última modificação 26/07/2021 15h02
O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio de Viçosa que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

ENCONTRO 1

Na tarde da quinta-feira (06/05) ocorreu, de maneira remota, o primeiro encontro do Parlamento Jovem (PJ) Viçosa 2021. No evento compareceram o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Bartómelio Martins (Professor Bartô) (PT) e o Coordenador Técnico, Vereador Sérgio Marota (PSL). Além da equipe da Escola. Como convidadas participaram, a Professora Nádia Dutra, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Mariana de Cássia, graduanda em Gestão Ambiental na UFV - Campus Florestal; e o participante Vitor Jacob, estudante e membro do PJ desde 2020, para abordar o tema deste ano: "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável". Durante o encontro, foram repassadas as orientações iniciais sobre a participação no PJ e como se darão os trabalhos.

ENCONTRO 1 - Leia mais…

ENCONTRO 2:

Na quinta-feira (13/05) ocorreu a segunda aula do Parlamento Jovem (PJ) na qual foram apresentados aos mais de 60 alunos presentes a história de Viçosa, a origem da Escola do Legislativo e do PJ e as funções do Poder Legislativo. No encontro os alunos puderam dar início a formação técnica sobre o parlamento e sobre seu funcionamento, além de conhecer a composição da Câmara.

ENCONTRO 2: - Leia mais…

ENCONTRO 3:

Na tarde da quinta-feira (20/05), aconteceu o terceiro encontro do Parlamento Jovem. A reunião teve como objetivo debater sobre a recuperação do solo e as políticas de desenvolvimento sustentável. Tivemos como convidados a Professora Irene Cardoso, do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa - UFV, que ensinou aos alunos e propôs reflexões sobre a agroecologia. Ademais contamos com a participação do Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Coordenador Geral da Escola do Legislativo de Viçosa que finalizou a reunião agradecendo aos alunos pela dedicação ao projeto e a convidada pela participação.

ENCONTRO 3: - Leia mais…

ENCONTRO 4:

Na tarde da quinta-feira (27/05), aconteceu o quarto encontro do Projeto Parlamento Jovem (PJ), que teve como objetivo apresentar a atividade “Fiscalize seu Município”. Nela, foi proposto que os participantes do projeto fizessem fotos, quando possível, devido ao momento pandêmico da COVID-19, que mostrassem aspectos positivos e negativos em relação ao meio ambiente, em Viçosa ou na cidade em que residem.

ENCONTRO 4: - Leia mais…

ENCONTRO 5

No de quinta-feira (17/06), os 40 alunos presentes do Projeto Parlamento Jovem (PJ) puderam aprender melhor sobre o Plano Diretor e sua importância. Na aula, além de ser explicado a necessidade do Plano Diretor e seus benefícios para a cidade, foram apresentados exemplos próprios da cidade de Viçosa, que mostram o descumprimento ou a ausência do mesmo.

ENCONTRO 5 - Leia mais…

ENCONTRO 6:

No da quinta-feira (24/06), contamos com o convidado Davi Salgado, Engenheiro Florestal e Mestre em Agroecologia, que explicou para os alunos do Parlamento Jovem sobre política, economia e legislação ambiental. Na aula, além de falar sobre a origem da política e da economia, foram abordados temas como agroecologia e iniciativas a favor do meio ambiente, como o selo Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

ENCONTRO 6: - Leia mais…

ENCONTRO 7:

O encontro realizado na tarde de quinta-feira (01/07), teve a participação do Vereador Bartomélio Martins (PT), atual Coordenador Geral da Escola do Legislativo e também formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. A aula aconteceu com o principal intuito de dar continuação a formação política dos alunos do Parlamento Jovem (PJ).

ENCONTRO 7: - Leia mais…

ENCONTRO 8:

Na quinta-feira (08/07), a aula do Projeto Parlamento Jovem (PJ) teve como debate e estudo o tema "Situação da mineração frente à pandemia”. O encontro contou com a participação do Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa, Tádzio Peters Coelho.

ENCONTRO 8: - Leia mais…

ENCONTRO 9:

O encontro de hoje, quinta-feira (15/07), do Projeto Parlamento Jovem (PJ) contou com a presença da Escola do Legislativo de Ubá, representada pelo Diretor Daniel Waquim Ferreira, e por alguns dos participantes do projeto na cidade. Na ocasião, Daniel ressaltou que "ė um prazer enorme estar aqui, foi muito bom fazer parte desta aula e espero ser convidado mais vezes”.

ENCONTRO 9: - Leia mais…

ENCONTRO 10

Na quinta-feira (08/07), foi realizado o primeiro encontro do PJ após o recesso, e a conversa foi voltada para a escolha do tema do Parlamento Jovem do próximo ano e para os Planos de Leis (PLs) para a cidade de Viçosa.

ENCONTRO 10 - Leia mais…

ENCONTRO 11

O espaço de debate da aula foi construído com as ideias de temas possíveis para o PJ 2022 que cada grupo desenvolveu, tendo não só a apresentação do tema como também a demonstração de fundamentos para a sua escolha.

ENCONTRO 11 - Leia mais…

ENCONTRO 12

O PJ segue na discussão e votação do novo tema para 2022 e na aula de hoje, os alunos puderam defender o tema que julgam mais pertinente e cada grupo apresentou justificativas para a defesa do mesmo.

ENCONTRO 12 - Leia mais…

ENCONTRO 13

Na tarde da quinta-feira (26/08), aconteceu o primeiro encontro físico do Projeto Parlamento Jovem Viçosa. Cerca de 18 alunos das escolas parceiras do projeto estiveram na Câmara Municipal representando os demais participantes da edição 2021.

ENCONTRO 13 - Leia mais…

ENCONTRO 14

Na quinta-feira (02/09), a Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho deu continuação às aulas formativas do Parlamento Jovem 2021, que tem como tema este ano 'Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável'.

ENCONTRO 14 - Leia mais…

ENCONTRO 15

O PJ se prepara para a criação de propostas de projetos de lei para o Município, e a aula foi direcionada ao processo de elaboração dessas propostas.

ENCONTRO 15 - Leia mais…

Ações do documento