Oficinas do Parlamento Jovem - 2022

por Assessoria de Comunicação publicado 01/04/2022 10h05, última modificação 19/04/2022 09h39
O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio de Viçosa que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

AULA INAUGURAL

Realizada na tarde de quinta-feira (17 de março), a aula inaugural do Projeto Parlamento Jovem (PJ) 2022. O evento teve como foco apresentar o início do projeto desse ano, que conta com a temática "Saúde Mental do Jovem" e contou com a presença do Presidente da Câmara de Viçosa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD) e dos vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Coordenador Geral da Escola e Sérgio Marota (PSL), Coordenador Técnico. Os parlamentares falaram sobre o PJ para os estudantes das 08 escolas participantes do município de Viçosa. Após a abertura do evento, foi realizada pela equipe da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho uma dinâmica com a temática "Sonho de uma sociedade ideal".

AULA INAUGURAL - Leia mais…

ENCONTRO 1

Na tarde da quinta-feira (24 de março) aconteceu, de maneira remota, o primeiro encontro do Parlamento Jovem (PJ) Viçosa 2022. A apresentação ficou a cargo do Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Coordenador Geral da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa, que envolveu os participantes em sua explicação sobre política e o sistema Legislativo. Vale destacar que todos os vereadores e seus partidos foram apresentados, demonstrando aos alunos a diversidade dentro da Câmara de Viçosa. Ao final do encontro, foram repassadas as orientações iniciais sobre a participação no PJ e como se darão os trabalhos

ENCONTRO 1 - Leia mais…

ENCONTRO 2

No encontro da quinta-feira (31 de março) ocorreu mais uma vez, de maneira remota, a primeira aula temática do Parlamento Jovem (PJ) Viçosa 2022 abordando o subtema “Uso saudável das novas tecnologias”. Participaram do encontro a Psicóloga Letícia Maria Álvares, que atua na Divisão Psicossocial da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professora de Psicologia Jurídica na Univiçosa. Além da equipe responsável pela Escola do Legislativo da Câmara de Viçosa. Um dos assuntos citados por Letícia foi a questão da acentuação do consumo das redes sociais durante e período de pandemia da Covid-19.

ENCONTRO 2 - Leia mais…

ENCONTRO 3

Na tarde da quinta-feira (07 de abril) foi realizada a segunda aula temática do Parlamento Jovem (PJ) Viçosa 2022, também de forma remota, e abordou o tema “A importância da Atividade Física para a Saúde Mental do Jovem”. A aula foi ministrada pelo Professor de Educação Física, Emmanuel Sialino Muller da E.E. José Lourenço de Freitas e da E.E. Professor Cid Batista (sistema prisional) e treinador particular. O educador é formado em Licenciatura e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). No encontro o convidado pode ressaltar como as práticas esportivas podem ser aliadas na busca pela saúde física e mental, assim como a boa prática alimentar e regulação do sono, dentre outras dicas, para ajudar no controle emocional.

ENCONTRO 3 - Leia mais…

 ENCONTRO 4

ENCONTRO 4

Nesta quinta-feira (19 de maio), aconteceu de maneira presencial a terceira aula formativa do Parlamento Jovem(PJ) de Viçosa 2022. Na ocasião, os alunos participaram da formulação de propostas de leis e simulação da plenária. Além disso, a equipe da escola realizou algumas dinâmicas com os estudantes que participaram ativamente e se mostraram bastante engajados, fazendo perguntas e contribuindo para estruturar as propostas de leis que foram apresentadas por eles e colaborando para a formação de um espaço bastante formativo, descontraído e democrático.

ENCONTRO 4 - Leia mais…

VISITA AO ESEDRAT

VISITA AO ESEDRAT

Nesta terça-feira (24 de maio), aconteceu de maneira presencial o primeiro encontro do Parlamento Jovem (PJ) de Viçosa 2022 na E.E. Drº Raimundo Alves Torres - ESEDRAT. Esse espaço informativo, contou com a apresentação ao projeto, aos estagiários e à Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho, Patrícia Gomes. Durante o encontro, foi proposto aos estudantes uma possibilidade para participarem ativamente do PJ 2022 tendo em vista a viabilidade de horário seguindo o cronograma da escola que está em período integral atualmente conforme o Novo Ensino Médio. Os estudantes se mostraram interessados em participar e sugeriram horários e também participaram ativamente das dinâmicas propostas na ocasião.

VISITA AO ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO 1 - ESEDRAT

ENCONTRO 1 - ESEDRAT

Nesta quarta-feira (31 de maio), aconteceu de maneira presencial, o primeiro encontro temático do Parlamento Jovem (PJ) de Viçosa 2022 na E.E. Drº Raimundo Alves Torres - ESEDRAT. O Encontro foi ministrado pelos monitores da Escola do Legislativo e durante a aula os alunos participantes iniciaram a discussão sobre as condições da saúde mental dos jovens na cidade de Viçosa e ao mesmo tempo pensando em propostas de leis que poderiam ser introduzidas nas escolas e no município.

ENCONTRO 1 - ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO 5

ENCONTRO 5

Foi realizada na tarde de hoje, quinta-feira (01 de junho) a aula formativa do Parlamento Jovem (PJ) 2022. Na ocasião os alunos do PJ começaram a fase de criação dos projetos de leis para serem apresentados na simulação da plenária municipal. O encontro foi ministrado pelos monitores da Escola do Legislativo e durante a aula e os estudantes discutiram sobre as propostas de leis que já haviam sido criada por eles e ao mesmo tempo montando e organizando os Projetos de lei.

ENCONTRO 5 - Leia mais…

ENCONTRO 2 - ESEDRAT

ENCONTRO 2 - ESEDRAT

Nesta quarta-feira (08 de maio), aconteceu a primeira aula formativa de política do Parlamento Jovem (PJ) de Viçosa 2022 na E.E. Drº Raimundo Alves Torres - ESEDRAT. Ministrado pelos monitores da Escola do Legislativo, o encontro teve a participação efetiva dos alunos. Durante a aula formativa os participantes discutiram sobre os conceitos de poder, cidadania, políticas públicas e também discutiram sobre projetos de leis que podem promover o tema da saúde mental dentro da escola. A dinâmica utilizada foi a interpretação de uma noticia que levou os estudantes a discutirem os seus papeis na sociedade.

ENCONTRO 2 - ESEDRAT - Leia mais…

ENCONTRO 3 - ESEDRAT

ENCONTRO 3 - ESEDRAT

Nesta quarta-feira (23 de junho), aconteceu a segunda aula formativa de política do Parlamento Jovem (PJ) de Viçosa 2022 na E.E. Drº Raimundo Alves Torres - ESEDRAT. Na ocasião os alunos do PJ começaram a fase de criação dos projetos de leis para serem apresentados na simulação da plenária municipal. O encontro foi ministrado pelos monitores da Escola do Legislativo e durante a aula os estudantes discutiram sobre como seriam as propostas de leis criadas por eles seguindo o 3° subtema, intitulado como “Uso saudável das novas tecnologias” do Parlamento Jovem (PJ) 2022.

ENCONTRO 3 - ESEDRAT - Leia mais…

PLENÁRIA MUNICIPAL

Aconteceu na tarde de quinta-feira (7 de julho) a Plenária Municipal do Parlamento Jovem (PJ) 2022 na Câmara Municipal de Viçosa. Durante a ocasião, os alunos participantes do PJ apresentaram os projetos de lei da temática deste ano, Saúde mental dos jovens, que foram realizados durante os encontros formativos. Além da apresentação dos projetos de lei feitas especialmente para cada subtema, os alunos foram instruídos pelos monitores da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho a debaterem mudanças e sugestões para a melhoria dos projetos. A partir dessa experiência única, estamos nos preparando para a Plenária Regional em Ubá!

PLENÁRIA MUNICIPAL - Leia mais…

PREPARAÇÃO PARA PLENÁRIA REGIONAL - ESEDRAT

PREPARAÇÃO PARA PLENÁRIA REGIONAL - ESEDRAT

Retornamos hoje aos encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2022, na tarde de quarta-feira (27 de julho). A aula formativa ocorreu para preparar os alunos da E.E. Drº Raimundo Alves Torres - ESEDRAT para Plenária Regional do Polo Zona da Mata III que acontecerá na Câmara Municipal de Ubá, na próxima terça-feira (2 de agosto). O encontro foi uma oportunidade dos monitores da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho repassarem informações sobre a próxima etapa do PJ e também para preparar os alunos participantes para esse evento, onde serão defendidas as propostas de leis realizadas durante o ano, para que ao chegarem em Ubá se sintam capazes de darem o seu melhor!

PREPARAÇÃO PARA PLENÁRIA REGIONAL - ESEDRAT - Leia mais…

PREPARAÇÃO PARA A PLENÁRIA REGIONAL

PREPARAÇÃO PARA A PLENÁRIA REGIONAL

Aconteceu ontem o retorno aos encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2022, na tarde de quinta-feira (28 de julho) com a segunda parte dos nossos alunos participantes. A aula formativa ocorreu para preparar os alunos para Plenária Regional do Polo Zona da Mata III que acontecerá na Câmara Municipal de Ubá, na próxima terça-feira (2 de agosto). O encontro foi uma oportunidade dos monitores da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho repassarem informações sobre a próxima etapa do PJ e também para preparar os alunos participantes para esse evento, onde serão defendidas as propostas de leis realizadas durante o ano, para que ao chegarem em Ubá se sintam capazes de darem o seu melhor!

PREPARAÇÃO PARA A PLENÁRIA REGIONAL - Leia mais…

PLENÁRIA REGIONAL

A Plenária Regional do Polo da Zona da Mata III do Parlamento Jovem (PJ) 2022 aconteceu, na manhã de terça-feira (2 de agosto) na Câmara Municipal de Ubá. Durante a ocasião, os alunos participantes do PJ apresentaram os projetos de lei realizados tanto pela cidade de Ubá quanto de Viçosa, a partir da temática deste ano, Saúde mental dos jovens. Além da apresentação dos projetos de lei feitas especialmente para cada subtema, os alunos foram instruídos pelos monitores da Escola do Legislativo Sebastião a debaterem as mudanças necessárias e sugestões de melhoria dos projetos apresentados. A Plenária Regional foi um momento único aos participantes que decidiram na ocasião o Tema 2023 do Polo da Zona da Mata III que será defendido em Belo Horizonte na Plenária Estadual!

PLENÁRIA REGIONAL - Leia mais…

Ações do documento