Quem foi Marcelo Andrade?

por Assessoria de Comunicação publicado 19/07/2021 12h00, última modificação 19/07/2021 14h22

Marcelo Soares Andrade nasceu no dia 7 de agosto de 1958 na pequena cidade de Cajuri-MG. Era reconhecido nacionalmente por ser ator, diretor de teatro e produtor cultural que atuava ao lado de grandes nomes do teatro nacional como: Regina Duarte, Marília Pêra, Vera Holtz e entre outros.

Durante 18 anos de sua vida, trabalhou como professor de Matemática e teatro em vários colégios de Viçosa e região. Em 1993, foi convidado para ser secretário de Cultura da cidade de Viçosa, cargo que ocupou até 2008. Em sua gestão, criou o Centro Experimental de Artes da Viçosa que oferecia oficinas artísticas gratuitas para os alunos da rede pública de ensino em várias modalidades artísticas.

De modo que, levasse arte à população de Viçosa, transformando vidas e realidades, formando cidadãos mais sensíveis, oferecendo oportunidades e ocupando espaços, para a construção de uma sociedade mais justa e preparada para enfrentar os desafios da vida. O Projeto era voltado para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

O sucesso da iniciativa foi tanto que em 2001, com apoio da empresa de telefonia TIM por meio da lei de incentivo à cultura, as oficinas se espalharam por 12 cidades mineiras (Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa).

Marcelo Andrade também foi responsável pelo projeto “Escritores Brasileiros”, que realizava eventos em todas as capitais brasileiras e contava com a presença de grandes escritores nacionais que se encontravam como público e funcionários do Banco do Brasil, uma das instituições apoiadoras do projeto, para falar um pouco sobre as suas obras e histórias de vida.

O que é o Projeto Cultural Marcelo Andrade?

Inspirado no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, que integra teatro e galeria de Arte na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Câmara Municipal de Viçosa, em 2017, aprovou a Resolução nº. 007/2017, que instituiu o Programa Cultural Marcelo Andrade. Seu objetivo é promover e fomentar as diversas formas de manifestação popular, artísticas e culturais, dos moradores de Viçosa como artesanatos, fotografias, pinturas, cerâmicas, entre outros.

O Programa acontece nos espaços físicos e virtuais da Câmara Municipal de Viçosa, e recebeu esse nome pois Marcelo Soares Andrade foi um importante colaborador na cultura de Viçosa. Responsável por várias iniciativas e projetos relevantes, como o “TimArte” e “Escritores Brasileiros”, além da sua contribuição com Professor e Secretário de Cultura. Infelizmente, ele faleceu no dia 13 de março de 2017, aos 58 anos, mas sua memória e suas paixões ficarão eternizadas através do Programa Cultural Marcelo Andrade.