Quem foi Sebastião Lopes de Carvalho?

por Assessoria de Comunicação publicado 06/07/2021 14h10, última modificação 15/09/2023 10h25

Sebastião Lopes de Carvalho, nascido em 30 de março de 1925 era considerado um poeta viçosense. Filho de José Lopes Dias de Carvalho e de Dona Amélia Ferreira de Carvalho, foi nomeado Presidente da Câmara no biênio 1959 - 1962 ,  durante o segundo governo do prefeito Raymundo Alves Torres. Casado com Dona Maria da Glória Pereira de Carvalho, teve os filhos Ângela Maria, Paulo Márcio, Marcelo Eugênio, Lúcia Maria e Heloisa Maria.

Foi aluno do Seminário Menor de Mariana, professor de Português, Latim, Moral e Cívica, Religião, História e Filosofia no extinto Colégio de Viçosa, que hoje dá lugar à Prefeitura Municipal de Viçosa. Além de ter sido professor do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa, presidindo também a Comissão Técnica de Comunicação e Expressão para Vestibulares, sendo membro da Comissão Permanente de Vestibular e assessor da Reitoria da instituição.

Sebastião Lopes de Carvalho, um mestre sempre idolatrado por seus alunos, foi o maior incentivador das atividades e ações desenvolvidas por eles, como “O Dinamite”, órgão de imprensa criado pelos alunos; a AECV (Associação Esportiva Colégio de Viçosa), cujo time foi campeão inúmeros jogos regionais, inclusive da Liga Esportiva Viçosense (LEV); e o GALAB (Grêmio Artístico Literário Arduíno Bolivar).

Também foi um dos contribuintes do atual brasão do Poder Executivo de Viçosa. Gerando o lema do símbolo, à expressão Templum Splendidum Lucis (templo de luz esplendorosa), alusiva ao esplendor oriundo da luz da fé e da cultura.

Tinha sempre uma palavra de conforto para os ânimos abatidos e passava energias positivas através de um admirável senso de humor. Foi um mestre dedicado, que passava dia e noite no magistério e quando algum aluno lhe fazia perguntas, recebia uma aula à parte.

Pingo, para os amigos e familiares, procurava incentivar as práticas artísticas uma vez que era um verdadeiro amante da música, da poesia e do teatro. Aos domingos saía por Viçosa com sua lambreta narrando histórias e despertando a atenção do povo.

Por sua grande importância para nossa cidade, é frequentemente homenageado como é o caso da Rua Professor Sebastião Lopes de Carvalho e da Escola do Legislativo. Que não poderia receber outro nome além de uma figura unânime e de grande representação no meio estudantil de Viçosa, que contribuiu para a formação de muitos jovens ao longo de sua atuação educacional.