Adesão de Viçosa a programa de empregabilidade para pessoas trans é defendida na Tribuna Livre

por adm publicado 09/06/2026 09h38, última modificação 09/06/2026 09h38

A necessidade de ampliar o acesso de pessoas trans e travestis ao mercado formal de trabalho foi tema da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Viçosa na reunião ordinária realizada na segunda-feira (8). A fala foi feita por Vivian Viana, vice-presidente da Comissão de Cotas Trans Travestis da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que defendeu a implementação do programa Empregabilidade TransBrasil no município.

Ao iniciar sua participação, Vivian destacou que junho é reconhecido internacionalmente como o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ e chamou atenção para os desafios enfrentados pela população trans no país. Segundo ela, a exclusão do mercado de trabalho ainda é uma das principais barreiras para a garantia de direitos e da autonomia financeira dessas pessoas.

Durante a exposição, Vivian apresentou o programa Empregabilidade TransBrasil, iniciativa criada pela assessora parlamentar e ativista Malu Almeida, ligada ao gabinete da deputada federal Duda Salabert. O projeto tem como objetivo aproximar empresas e profissionais trans por meio de uma plataforma nacional de empregabilidade.

De acordo com a representante da UFV, a proposta já possui um portal em funcionamento e poderia ser adotada em Viçosa por meio de articulações entre o poder público, entidades empresariais e empregadores locais.

Vivian argumentou que a cidade, reconhecida nacionalmente por sua vocação educacional, reúne condições para promover iniciativas de inclusão produtiva voltadas à população trans e travesti. Ela afirmou que a ampliação das oportunidades de trabalho formal pode contribuir para reduzir situações de vulnerabilidade social enfrentadas por esse grupo.

Ao final da fala, a representante solicitou o apoio dos vereadores para levar a discussão ao Executivo Municipal e ao setor empresarial da cidade, buscando viabilizar a implementação da iniciativa em Viçosa.

Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa