Vereadora celebra ações da causa animal

por Assessoria de Comunicação publicado 20/02/2020 10h10, última modificação 20/02/2020 12h56

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), na reunião Ordinária da terça-feira (18), usou a Tribuna Livre para falar das ações, que Viçosa aderiu, no cuidado com os animais nesta semana. A cidade recebeu uma Unidade Básica de Saúde Animal (Castramóvel) e na segunda-feira (17) foram concluídos todas as licitações para a construção do Centro de Zoonoses, que atenderá a todas as localidades do Município.

Contente com a mobilização do Castramóvel, uma luta particular da vereadora desde seu primeiro ano na Casa Legislativa, Brenda agradeceu a todas as entidades envolvidas na ação, “quero agradecer imensamente a Associação dos Servidores Administrativos da UFV (ASAV) por ter cedido o espaço para a realização das ações, e reconhecer o empenho da Sovipa, da Organização Não Governamental (ONG) ‘Ajuda’ e do apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) e seus órgãos competentes nos preparativos e na organização do evento, que está com as agendas esgotadas desde o dia que inaugurou”. A castração dos animais deu início na sexta-feira passada (14) e encerrará nesta sexta (21), com todas as medidas sendo realizadas no espaço da ASAV. A estimativa é de que sejam castrados, durante esse período, 300 animais, evitando, a longo prazo, cerca de 110 mil animais livres pela cidade.

“Há mais novidades ainda, essa é uma semana muito feliz para a causa animal”, acrescentou a parlamentar. Na segunda-feira (17), a PMV deu por encerrada todas as licitações, dentro dos prazos, e tramitações para a contratação da empresa que irá construir o Centro de Zoonoses, uma instalação que é voltada para os cuidados com os animais, sejam eles domésticos ou não. “Não servirá para acumular animais. Os animais doentes serão recolhidos das ruas, castrados e tratados. Depois serão encaminhados para o centro de adoção e caso não encontrem uma família, retornarão para o local. Essa é a dinâmica de um Centro de Zoonoses”, esclareceu.

Além disso, completou explicando que a Instituição não lidará apenas com gatos e cachorros, “o local é para os cuidados de todos os animais e, por isso, posteriormente, será feita uma convocação de uma equipe multidisciplinar afim de lidar com várias espécies e tornar nossa cidade uma referência no cuidado animal”, finalizou. A data para o início da construção do centro não está definida.

Texto: Thiago Fernandes

Revisão e foto: Mônica Bernardi