Vereador alerta aposentados e pensionistas sobre empréstimos

por Assessoria de Comunicação publicado 21/05/2020 10h01, última modificação 21/05/2020 10h02

Em tempos difíceis, o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PSL) fez um alerta à população viçosense, principalmente aos idosos e àqueles que são aposentados e/ou pensionistas. Durante a reunião Ordinária da terça-feira (19), o vereador comentou uma realidade crítica relatada a ele. Pessoas com direitos previdenciários, que vão a determinadas instituições financeiras para receber suas aposentadorias ou benefícios, são induzidas à realização não consentida de empréstimo no caixa eletrônico, à solicitação de crédito especial e até mesmo à abertura de seguro para receber tais valores, logo após o orientador de autoatendimento alegar haver dinheiro disponível para o beneficiário.

Dessa maneira, pessoas inocentes firmam empréstimos sem plena consciência, somando juros, e tudo isso é descontado de seus benefícios do INSS, mês após mês. “Pelo fato de este público ser, geralmente, de faixa etária mais elevada, não entender a tecnologia do caixa eletrônico e depender da previdência para sobreviver, tornam-se vulneráveis a essa oferta desvirtuada”, reclamou Helder, alegando 'covardia' e pedindo aos idosos e seus familiares que tomem cuidado.

O caso não se restringe à Viçosa. A partir da decisão governamental de permitir que outras instituições financeiras, que não a Caixa Econômica Federal, pudessem repassar benefícios previdenciários, tal ocorrência se repete em inúmeros bancos de todo o Brasil. Em novembro de 2019, foi noticiado um caso em Belo Horizonte, em que foi feita uma oferta similar, sem transparência de serviços. Ele foi denunciado pelo Instituto Defesa Coletiva, pela Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e pela Defensoria Pública de Minas Gerais. O caso envolve um serviço ofertado por telefone, o qual não fornecia as informações necessárias para a liberação do empréstimo, levando inúmeras pessoas ao endividamento.

Marcelo Zinato

Revisão e foto: Mônica Bernardi