Escola do Legislativo de Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 01/03/2016 16h10, última modificação 26/07/2021 14h37
A Escola do Legislativo é um órgão da Câmara Municipal de Viçosa que foi institucionalizada a partir da Resolução de nº 007/2015, no dia 11 de março de 2015 e denominada Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho, em 24 de fevereiro de 2016, a partir da resolução nº 003/2016, ambos pela então Presidente, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira. A Escola do Legislativo tem por objetivo contribuir para a formação técnica e política de agentes públicos e da sociedade em geral. Mantêm ações educacionais voltadas aos vereadores e servidores do legislativo, lideranças comunitárias, entidades, estudantes e cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre política, democracia e participação. Conta com uma equipe técnica formada por profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento interdisciplinares ao estudo da política, como Pedagogia, Ciências Sociais, História, Direito, Administração e Comunicação Social. Inspirada no princípio de preparação ao exercício da cidadania, previsto na Constituição Federal acerca da educação, a Escola do Legislativo também visa promover o debate político e cultural nas escolas, orientado à reflexão acerca das diferentes esferas de socialização de nossa comunidade.

Premiação de Professores - Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira.

Uma iniciativa da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho, que tem como objetivo reconhecer, divulgar e homenagear o trabalho de professores das escolas públicas municipais e estaduais que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos virtualmente no período de pandemia da COVID-19, através de práticas pedagógicas transformadoras para os estudantes. Esta premiação irá abranger 7 categorias para inscrição dos projetos, sendo elas: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (anos iniciais), Ensino Fundamental II (anos iniciais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação Inclusiva e Educação Prisional (profissionalizante). Todos os sete projetos selecionados para a fase final, receberão uma placa alusiva de prestígio que será entregue durante uma Reunião Ordinária na Câmara Municipal, além de uma matéria exclusiva no site oficial da Câmara Municipal de Viçosa, no Jornal Folha da Mata de Viçosa-MG e no Diário Oficial dos Municípios Mineiros. Além de ser uma forma de valorizar o trabalho da unidade educacional, dos professores e estudantes e da comunidade local, pretende-se também, a partir da premiação, dar continuidade no projeto dentro da instituição fortalecendo a educação alternativa nas escolas. A participação nesta chamada é voluntária e gratuita – não haverá cobrança de taxa para inscrição e participação no processo de seleção, e o envio da inscrição implica na aceitação de todas as condições constantes no regulamento.

Premiação de Professores - Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira. - Leia mais…

Campanha #MeuVotoImporta

Vem aí a Campanha #MeuVotoImporta A partir desta segunda-feira, dia 04 de outubro à dezembro de 2021 acontecerá a Campanha #MeuVotoImporta, criado pela Escola do Legislativo de Viçosa, que visa conscientizar os futuros eleitores sobre a importância do voto. A campanha é voltada para os jovens cidadãos de 16, 17 e 18 anos, que poderão votar pela primeira vez na Eleição Nacional de 2022. Conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, o voto dessa faixa etária é facultativo. Ou seja, ainda que tenham o título de eleitor, estes jovens não são obrigados a votar nem sofrerão nenhuma sanção caso faltem no dia da votação. Porém, a ideia da Campanha #MeuVotoImporta é incentivar esses jovens a participarem ativamente da escolha de seus representantes políticos e demonstrar que o jovem empoderado pelo voto pode não só influenciar como mudar uma escolha política dentro do seu município, estado e país. Como tirar o título de eleitor? Para prevenir o contágio pela Covid-19, todo o atendimento presencial foi suspenso no Fórum Municipal de Viçosa. É possível, contudo, realizar alguns procedimentos via computador, tablet ou celular. Para realizar o alistamento eleitoral, acesse o sistema TítuloNet, selecione a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencha todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento. Além dessas informações, a ferramenta pede que sejam anexadas pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da sua identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação; as duas seguintes são da própria documentação utilizada por você para se identificar na primeira foto; e a quarta é de um comprovante de residência. Homens com idade entre 18 e 45 anos também devem enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis; caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral. Não permita que outras pessoas decidam por você. Por isso, vote porque você pode, vote porque você quer, vote porque você se importa com as outras pessoas e com o futuro do seu país. Não deixe de votar!

Campanha #MeuVotoImporta - Leia mais…

Curso de Canva Para Professores

Aproveitando a celebração do 'Dia do Professor', a Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho promove o Curso de Canva para Professores. A capacitação pretende tratar desta plataforma de edição, que também pode ser usada na educação, com o objetivo de instruir os professores no uso dessa ferramenta. O curso será ministrado por Thaís Cal, Monitora da Escola do Legislativo e Estudante do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. O curso é voltado para professores dredasdes Municipal e Estadual de ensino que ainda não conhecem ou não tem muita afinidade com a ferramenta. O objetivo é aprender a usar a plataforma para fins educativos, como criação de vídeos, slides e materiais interativos, de modo que as aulas remotas se tornem mais interessantes, e que os profissionais da educação possam ainda utilizar os recursos que a plataforma oferece gratuitamente para professores da rede pública. O curso, que conta com 20 vagas, já está com inscrições abertas. Para se inscrever acesse o formulário disponível no link.

Curso de Canva Para Professores - Leia mais…

Oficinas do Parlamento Jovem - 2021

O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio de Viçosa que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

Oficinas do Parlamento Jovem - 2021 - Leia mais…

Câmara Visita

Câmara Visita

O projeto tem como objetivo a aproximação da população ao funcionamento interno e ao Processo Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa.

Câmara Visita - Leia mais…

Encontros com a Política

Encontros com a Política

Palestras realizadas por professores da Escola do Legislativo da ALMG, com objetivo de capacitar os servidores, sociedade civil, vereadores e prefeitos de Viçosa e região, sobre temas disponibilizados pela coordenação do programa de Apoio aos Municípios.

Encontros com a Política - Leia mais…

Campanhas de Conscientização

Campanhas de Conscientização

Realização de campanhas de conscientização e mobilização da população, com informações sobre a Prevenção do Câncer de Mama e colo do útero, na Campanha do Outubro Rosa, e do Câncer de Próstata, na Campanha do Novembro Azul.

Campanhas de Conscientização - Leia mais…

Localização e Contato

Localização e Contato

Rua Arthur Bernardes, nº 95, sala 501. Centro. Viçosa – MG. CEP: 36570-000. Funcionamento de 8:00 às 17:00. Telefone: (31) 3899-7500 Email: escolacamaravicosa@gmail.com

Localização e Contato - Leia mais…

Ações do documento