Comandante da Polícia Militar de Viçosa dá explicações sobre altas taxas de homicídio

por adm publicado 19/10/2023 16h25, última modificação 19/10/2023 17h19

Durante o Grande Expediente da reunião Ordinária da terça-feira (17), atendendo ao Requerimento nº 071/2023, de autoria da Vereadora Jamille Gomes (PT), o Comandante da 10ª Companhia da Polícia Militar (PM) Independente de Viçosa, Tenente Coronel Ricardo Schafer, o Secretário Municipal de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Monteiro, e o Secretário Municipal de Governo, Reinaldo Leite, compuseram a Mesa Diretora, para falar sobre as estratégias que as instituições de segurança pública possuem para prevenir homicídios na cidade, bem como explanar sobre a taxa de homicídios e o que está sendo feito para combater tais crimes. Também estiveram presentes, compondo a Mesa Central, o Subcomandante Tenente Alexsandro Rodrigues, o Sargento Márcio Lopes e a Sargento Ivone Barbosa. 

“Eu justifico esse Requerimento, devido a esse assunto ter sido pauta de vários noticiários do Município, em relação aos homicídios que tem acontecido (...) Nós queremos saber quais são os dados em relação aos homicídios em Viçosa, porque nós temos a sensação que é alto e que tem acontecido toda semana. Quais ações de prevenção têm sido abordadas dentro da Polícia Militar juntamente aos outros órgãos e à Prefeitura de Viçosa?”, questionou a Vereadora Jamille. 

Logo após os questionamentos da parlamentar, o Tenente Coronel Ricardo, em  seu momento de fala, alegou que a PM possui diversas metas, e de todas elas, o único problema tem sido o número de homicídios. “Do dia primeiro de janeiro a 16 de outubro, tivemos 25 homicídios em Viçosa. Em relação ao ano passado, no mesmo recorte, houve 18 homicídios, 38% de aumento. Isso nos preocupa, realmente precisamos ter ações voltadas a esses delitos”, reiterou Ricardo. Dando continuidade, o tenente coronel falou sobre a Patrulha de Prevenção de Homicídios, em que ficam três militares de plantão, 24h por dia, durante todos os dias da semana, e salientou que a “integração, que a vereadora falou, é de muita importância. Entre a Polícia Militar, o Ministério Público e a Polícia Civil (...) Com as informações da Patrulha de Prevenção, eu vou discutir no Grupo Estratégico (GIESP - Grupo Estratégico em Segurança Pública), e vou ter condições de verificar o que a Polícia Civil pode estar fazendo com esses alvos que estamos apresentando, e o que o Ministério Público vai fazer do processo, pedindo uma prisão preventiva ao alvo, tirando esse alvo de circulação, dando uma resposta à sociedade”, disse Ricardo. 

Em sequência, Luan Campos, em sua explanação, lamentou a alta taxa de homicídios do Município, mas tentou valorizar pequenas ações que podem gerar impactos positivos para o futuro. “Temos que celebrar em alguns aspectos porque o nosso sistema de videomonitoramento começou a ser implantado no início do ano, no qual começamos a instalação de câmeras, incluindo o sistema de videomonitoramento com Inteligência Artificial (IA), inclusive aqui em frente a Câmara tem aquela torre, de 360º com leitor de placas de trânsito. Estamos fazendo a implementação em pontos estratégicos, como as avenidas Santa Rita, Marechal Castelo Branco, PH Rolfs, e também, fazendo um convênio onde temos acesso a câmeras de ambientes particulares”, alegou Luan. Ainda em sua fala, o secretário disse que a PM irá realizar o repasse de pontos estratégicos, como saídas da cidade, para que seja instalado mais câmeras. Além disso, foi assinado recentemente, pelo Prefeito Raimundo Nonato (PSD), um contrato de videomonitoramento que atenderá escolas e PSFs (Programas de Saúde da Família).  

Logo após, Reinaldo Lopes, no momento de sua fala, disse que para que haja minimização do aumento de homicídios no Município, há a necessidade de investir nos jovens viçosenses, por intermédio da cultura, do esporte e da formação acadêmica. “Através do Centro Experimental de Artes, vinculado a Secretaria de Cultura, nós temos várias atividades desenvolvidas. Aula de violão, contrabaixo, dança, ballet, etc. Essas vagas são ofertadas para crianças de 0 anos até a idade que convir. Temos 945 vagas, e atualmente 568 alunos praticam essas modalidades. Temos também, através da Secretaria de Esportes, o projeto “Bom de nota, Bom de bola”, que cerca de 325 jovens participam; temos “Ginástica para Todos”, com cerca de 160 vagas; o “Bem estar na Comunidade”, 105 pessoas que praticam todos os dias essas atividades”, informou o secretário de Governo. Sobre a formação acadêmica, Reinando destacou o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa(CenTev). “Nós formamos os jovens entre 14 a 24 anos, em modalidades de Administração, Logística e Segurança do Trabalho”. 

A Vereadora Jamille, usou seu momento de fala para questionar sobre as causas do aumento dos homicídios no município de Viçosa, que anteriormente havia sido apresentado pelo Tenente Coronel Ricardo. “Queria entender quais são as ações de prevenção que a Patrulha de Prevenção de Homicídios realiza? Porque não ficou muito claro, ela só é acionada quando o crime acontece? Qual a ação de fato que ela trabalha de prevenção?”, perguntou a parlamentar. Jamille, também comentou sobre o Centro Experimental de Artes, dizendo que as atividades são louváveis, e que ela e sua filha já participaram do programa. 

Em seguida, Ricardo respondeu alegando que a equipe não trabalha somente quando um delito acontece, e que “há um trabalho de inteligência de mapeamento de possíveis vítimas em potencial, através de apuração de ameaças, lesões corporais, tudo que pode levar ao desfecho de um homicídio. Então, a equipe de Prevenção de Homicídios, além do mapeamento também realiza visitas, coleta de informações, e de mês em mês repassamos aos demais órgãos. Quando eu disse que a equipe é mobilizada quando há um homicídio, a gente aciona para que ela possa colher informações, uma vez que ela errou na prevenção”, disse o comandante. Em continuação, Ricardo ressaltou que a dificuldade é que muitos delitos que acontecem, são de motivação desconhecida, mas que o tráfico de drogas é o principal fator.  

*texto do estagiário Oscar Berg sob a supervisão de Mônica Bernardi