Câmara presta homenagem à líder cristã Maria José Apolinário

por adm publicado 16/12/2025 16h02, última modificação 16/12/2025 16h02

A vereadora Maria Prisca (PT) entregou, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (15), uma placa de homenagem à Maria José da Silva Felício Apolinário, pelos relevantes serviços prestados à sociedade viçosense, especialmente no âmbito da caridade, fé e solidariedade cristã. 

Em justificativa, a vereadora afirmou que Maria José possui uma trajetória de fé, humildade e compromisso com o próximo, promovendo inúmeros trabalhos de assistência social e tornando-se constante assistência espiritual às famílias em vulnerabilidade. “Seu trabalho voluntário é símbolo de empatia, amor ao próximo e compromisso cristão com a dignidade humana”, declarou Prisca. 

Maria José da Silva Felício Apolinário nasceu na antiga zona rural Paraíso, na cidade de Viçosa. Mãe de dois filhos e avó dedicada, Maria José iniciou sua caminhada religiosa no grupo ‘União dos Vizinhos em Cristo’, foi catequista e, há mais de dez anos, atua na Pastoral Carcerária, levando a palavra de Deus aos encarcerados e ajudando-os na preparação para os sacramentos. Atualmente, exerce a função de Ministra da Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, levando a comunhão aos enfermos e participando ativamente da vida pastoral. Contudo, é na Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) que Maria José deixou uma marca indelével. Há 32 anos é membro ativa da instituição, tendo sido a primeira mulher a presidir o Conselho Central de Viçosa, com dois mandatos (2004–2008 e 2012–2016). Movida pela fé e pela caridade, Maria José dedicou sua vida ao serviço dos mais necessitados, chegando a carregar, pessoalmente, cestas básicas pelos bairros de Nova Viçosa e Bom Jesus. 

Ao agradecer, a homenageada dedicou o reconhecimento à Sociedade São Vicente de Paulo, onde teve início sua trajetória de atuação social, voltada especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade e àquelas sem voz na sociedade, incluindo o trabalho com presidiários. 



Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa