Cemitérios: Reunião volta a discutir questões antigas

por vca — publicado 08/11/2011 07h56, última modificação 11/03/2016 09h12
08/11/2011

Com o feriado de Finados, a questão das condições dos cemitérios em Viçosa ganhou mais força e uma reunião aberta a população aconteceu na tarde da sexta-feira (4), no Plenário da Câmara.

Foi nomeada em 2008, pelo Executivo uma Comissão para desenvolver estudos que viabilizem a requalificação do Cemitério Colina da Saudade. Essa Comissão ficou responsável por elaborar um projeto seguindo a lei federal, que foi aprovado pela Casa no dia 20 de outubro de 2009.

A lei regulamentou a responsabilidade da Prefeitura Municipal para o fornecimento de urnas funerárias para o atendimento da demanda local, o condicionamento ao prévio contrato de cessão por um período de 5 anos, contados na data do óbito, regulamentação da construção dos cemitérios a 1mil metros de qualquer área residencial, proibição de covas rasas, interdição daqueles que atingirem saturação, entre outras medidas.

Agora os novos túmulos estão regulamentados, as quadras estão adequadas e igualmente a inclinação, que quando não adequada pode causar danos ambientais como a contaminação de lençóis freáticos devido ao escoamento do chorume produzido na decomposição.

Porém, a realidade relatada na reunião foi de falta de supervisão e monitoramento, desqualificação da mão de obra e falta de treinamento dos funcionários. Foi citado o projeto inicial, que descompassou com a real estrutura do local.

Foi sugerido a criação de uma associação, que talvez teria mais força para provocar reais mudanças. A idéia é que uma associação poderia estar mais presente na administração e fazer com que as coisas acontecessem. Uma possível subvenção do município daria certa capacidade da associação de agir e poderiam cobrar mais do poder público, já que é sua responsabilidade.

A Vereadora Cristina Fontes (PMDB), membro da Comissão, disse acreditar que uma associação daria certo, mas isso não impede que a Comissão continue a existir. “Temos que manter a Comissão, um dia elas devem se fundir,” disse.

O Vereador Marcos Nunes (PT) deu sua opinião, dizendo que a associação é de caráter privado e que acontece quando o Executivo não tem condições de cuidar. Segundo Marcos, pesar comissão e associação é fundamental. “Meu sonho é essas associações não sejam necessárias, porque não deveríamos cobrar e fazer as coisas para que tudo funcione,” comentou. Falou também que uma associação não pode cumprir o papel que não é dela, que é o órgão executivo.

Sobre a falta de um departamento de cuide os cemitérios, Cristina sugeriu que a criação de uma rubrica dentro do Departamento de obras seria uma boa alternativa. A vereadora também sugeriu que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) fosse solicitado para verificar quem é o responsável pela limpeza.

Uma solicitação para que fosse prorrogado o tempo da Comissão foi feito, e a próxima reunião está marcada para o dia 21 de novembro. A Comissão será novamente nomeada e a Associação criada.

O Vice-Prefeito, Dirceu Coelho (PV) e Maria Teresa Fialho de Souza Campos, ambos membros da Comissão, também participam da reunião e manifestaram a vontade de permanecer membros.