Vereador participa de abertura da 84ª Nico Lopes

por vca — publicado 13/03/2013 10h33, última modificação 11/03/2016 09h09
13/03/2013

Na reunião ordinária desta terça-feira (12), o Vereador Sávio José (PT) destacou a sua participação na abertura da 84ª Nico Lopes, que tem como tema: “A gente não quer só bebida, a gente quer cultura, diversão e arte!”.

O Vereador participou da mesa da cerimônia, em que os participantes abordaram o tema de “Políticas Públicas Culturais”. Em sua fala Sávio destacou a importância do Diretório Central dos Estudantes (DCE) promover um evento que não tem somente o caráter festivo, mas que levanta a discussão de cultura e de política.

Sávio fez uma abordagem sobre o papel do Estado nas políticas Culturais, passando pelas leis de incentivo (Estadual e Federal) ate programas como Vale Cultura, Pontos de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura. “Hoje acontece a burocratização do artista que muitas das vezes é obrigado a dedicar-se a todo processo de editais, captação e prestação de contas de projetos, deixando de lado a especialização na sua própria área”, criticou.

Ele também comentou a importância de um Conselho Municipal de Cultura participativo, democrático, paritário e deliberativo e defendeu uma maior participação das classes artísticas nas decisões orçamentárias sobre a Cultura.

E ainda lançou a ideia do IPTU Cultural, sendo uma parte do imposto sendo destinada para um Fundo Municipal de Cultura.

“A Nico Lopes é um excelente momento para estreitar as relações Viçosa- UFV, para que ambas encontrem uma sintonia maior que resulte em melhorias para a população da cidade como um todo”, finalizou.

Na foto, a mesa da solenidade de abertura, composta pelo Coordenador do Curso de Ciências Sociais, Professor Douglas Mansur; pelo Secretário de Cultura e  Turismo de Paula Cândido Taynã Fernandes Araújo Paes, que intermediou as discussões; pelo Vereador Sávio José e pelo Vice-Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Guilherme Guimarães; que aconteceu na noite da segunda-feira (11), no Auditório do Departamento de Engenharia Florestal da UFV.

As atividades da Nico Lopes continuam por toda semana, com palestras, debates e apresentações artísticas. No sábado a tradicional Marcha encerra os trabalhos desta que é uma das mais tradicionais manifestações culturais e políticas do interior de Minas Gerais.