Vereadores eleitos participam de apresentação da Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 01/12/2020 11h10, última modificação 01/12/2020 14h55

Os candidatos eleitos, para representarem a população e exercerem a função de vereador em Viçosa no período de 2021-2024, participaram, na segunda-feira (30) na Casa Legislativa, da apresentação dos trabalhos da Câmara. Organizado pela equipe técnica da Casa, o objetivo do encontro foi apresentar os setores, bem como instruir e sanar qualquer observação prévia que os eleitos tivessem sobre as diretrizes do Poder Legislativo. O Vereador Edenilson Oliveira (Edenilson do Projeto) (PSD), reeleito, e Rogério Fontes (Tistú) (PSL) justificaram suas ausências.

Iniciando o evento, o Presidente da Casa, o Vereador Antônio Elias (PODE), recebeu os participantes desejando boas vindas e salientando a importância da equipe técnica. "Desejo profícuos trabalhos e um mandato de muita sabedoria e qualidade para todos. Posso garantir para vocês que terão uma grande equipe para auxiliá-los em seus trabalhos", disse. Compareceram ao plenário os vereadores eleitos Bartomélio da Silva Martins (Professor Bartô) (PT), Cristiano Gonçalves (Cristiano Moto Link) (Solidariedade), Daniel Aparecido de Araújo Cabral (Daniel Cabral) (PCdoB), Gilberto da Silva Brandão (Gilberto Brandão) (Avante), Jamille Mylena de Freitas Gomes (Jamille Gomes) (PT), João Januário Ladeira (João de Josino) (Cidadania), Marco Antônio Evangelista (Marcão do Paraíso) (PSDB), Marcos Roberto (Marcos da Agricultura) (DEM), Marly Coelho Januário (Marly da Causa Animal) (PSC), Rafael Magalhães Cassimiro (Rafael Filho do Zeca do Bar) (PSDB), Robson Alencar de Souza (Robson do Mercado) (Cidadania), Sérgio Augusto Moreira (Sérgio da Farmácia) (PSL) e Vanja Honorina Aguiar (Vanja) (PSD).

Dentre os tópicos do encontro, ressaltaram-se os segmentos da Diretoria Geral, do Departamento Legislativo, dos Recursos Humanos, do Controle Interno , da Comunicação e do Cerimonial. Foi norteado para os eleitos o organograma institucional da Câmara, quais são e o que fazem os cargos subdivididos dentro do Poder Legislativo, e os suportes que vão estar disponíveis para atendê-los. Ademais, eles tiveram uma breve introdução sobre o processo legislativo (Indicações, Requerimentos, Audiências Públicas, Projetos de Lei, Moções, etc), que poderão ter acesso e solicitar durante o mandato.

No setor de Recursos Humanos foi explicado detalhadamente sobre a documentação que precisarão apresentar, seus direitos e deveres para com o segmento. A seguir, a seção de Controladoria apresentou todo o balanço financeiro estipulado para 2021, o Portal Transparência, que disponibiliza dados financeiros da Casa Legislativa, como é feito o controle financeiro interno e como são organizadas e requeridas as solicitações que envolvem movimento financeiro, principalmente as diárias.

Por último, a Comunicação orientou sobre os cuidados e detalhes que os eleitos devem ter com relação a sua postura e nas redes sociais, enquanto representante da população e do Poder Legislativo, apresentou as funções da assessoria de Comunicação e realizou uma breve atividade para que os vereadores tivessem uma primeira experiência no plenário. Ao fim das atividades, a equipe técnica e os eleitos conversaram sobre o dia 1º de Janeiro, data em que será dada a posse aos vereadores, vice-prefeito e prefeito eleitos e a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022.

LH0A2656.JPG

*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi