Vereadora manifesta Repúdio a superdosagem de vacina

por Assessoria de Comunicação publicado 14/07/2021 14h11, última modificação 14/07/2021 14h11

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (13), a Vereadora Vanja Honorina (PSD) manifestou repúdio ao caso de superdosagem de vacina em Viçosa. Na oportunidade,  o Presidente da Câmara, Vereador Edenilson Oliveira (PSD, parabenizou o discurso da vereadora e esclareceu sobre a Recomendação Administrativa de nº 04/2021, encaminhada pelo Ministério Público, que dispõe sobre a adoção de medidas, a fim de evitar erros e duplicidade de vacinação em pacientes já imunizados.  

Na tarde do dia 07 de julho, a Prefeitura de Viçosa informou que identificou uma pessoa, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI COVID), que havia tomado quatro doses de imunizantes, sendo três delas no município de Viçosa. “A descoberta ocorreu após o cidadão abordar a equipe de imunização alegando ter 61 anos e ter perdido sua data correta de vacinação. Após a aplicação do imunizante e conferência de dados, pois o indivíduo apresentou apenas o seu CPF, foi constatado que o mesmo havia tomado duas doses da Coronavac, em Viçosa, uma da Astrazeneca, na cidade do Rio de Janeiro, e a última da Pfizer, também em Viçosa”,  esclareceu a Prefeitura. 

No uso da Palavra Livre, a Vereadora Vanja retomou o fato manifestando sua indignação. “O ato da revacinação é extremamente grave e deve ser combatido. Famílias estão sendo destruídas. O valor de uma dose da vacina transcende ao seu valor pecuniário, porque ela significa vida”. A vereadora também lamentou que o nome e prestígio da Universidade Federal de Viçosa (UFV) acabou sendo envolvido na situação. “A UFV é reconhecida e respeitada pela sua excelência em educação no Brasil e no exterior. Ela encabeça uma série de estudos no combate à Covid-19 e está envolvida na vacinação, cedendo seu espaço, suporte técnico, estudos científicos e também cedendo pessoal. A UFV se vê agora, misturada a esse tipo de conduta reprovável e imoral desse ex-professor e empresário de moral questionável”. 

A Vereadora Vanja ainda deixou registrado seu respeito ao trabalho dos demais professores da UFV. “Eles não merecem ter sua profissão associada a esse ex-professor e empresário que envergonha a todos os viçosenses. Isso que ele fez merece ser repudiado por toda a sociedade viçosense e deve ser punido exemplarmente pelo Município e pelo Ministério Público, de forma civil e criminalmente”, manifestou.

Na oportunidade, o Presidente Edenilson parabenizou a vereadora pelo discurso e esclareceu sobre a correspondência recebida que diz: “O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através da 01ª Promotoria de Justiça com atuação perante Saúde da Comarca de Viçosa, encaminha a vossas senhorias a Recomendação Administrativa de n° 04/2021, devendo informar ao ministério público, no prazo de 05 dias, as providências adotadas”. 

Foi lido pelo Presidente Edenilson que, “o Ministério Público do Estado de Minas Gerais resolve recomendar aos secretários municipais de Saúde dos municípios que integram a Comarca de Viçosa, a adoção das seguintes medidas, a fim de evitar erros e duplicidade de vacinação em pacientes já imunizados”. Algumas das medidas citadas pelo Presidente da Casa foram “controle de vacinação; conferência do cartão; divulgação do risco da revacinação; orientação que questione as pessoas sobre a vacinação anterior e o risco de responsabilização civil e criminal”. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi