Vereadores recebem esclarecimentos do Coordenador de Manutenção dos Cemitérios

por Assessoria de Comunicação publicado 20/10/2021 15h35, última modificação 20/10/2021 16h42

Por intermédio do Requerimento nº 051/2021, de autoria da Vereadora Vanja Honorina (PSD), o Coordenador do Setor de Manutenção dos Cemitérios, Robson Adriano de Azevedo participou como convidado da reunião Ordinária da terça-feira (19), para prestar esclarecimentos a respeito da situação dos cemitérios de Viçosa. Em justificativa, a Vereadora Vanja explicou sobre as vistorias que tem realizado nos cemitérios e as melhorias necessárias nesses espaços. A parlamentar também ressaltou que esse assunto interessa a todos os vereadores e chamou atenção para a precariedade da Capela Mortuária do Cemitério Colina da Saudade e trabalhos a serem feitos no Cemitério Dom Viçoso. 

O Coordenador Robson agradeceu pelo convite e disse que o Executivo está trabalhando para oferecer cemitérios mais organizados para a população. Dando continuidade, ele apresentou várias fotos mostrando o antes e o depois dos cemitérios localizados nos distritos de Cachoeira de Santa Cruz, São José do Triunfo, além do Cemitério Colina da Saudade e Dom Viçoso. O coordenador salientou ainda que a população fez a reclamação e a administração atual trabalhou para melhorar as condições dos locais.  

“O Executivo só faz a manutenção, nós não temos compromisso com sepultamento, não temos arrecadação da população devido ao sepultamento, não nos envolvemos nessa parte, mas a manutenção tem sido feita”, explicou o convidado. No que diz respeito à Capela Mortuária do Cemitério Colina da Saudade, Robson esclareceu que a administração está em busca de recursos para fazer a reforma. Além disso, o Cemitério Dom Viçoso já está passando por reforma. 

Na oportunidade, o Presidente da Casa Legislativa, Edenilson Oliveira (PSD) parabenizou o convidado pela apresentação e o Executivo pelo trabalho de limpeza realizado no Cemitério de Cachoeira de Santa Cruz. Com relação ao Cemitério de São José do Triunfo, ele questionou sobre os túmulos que são muito próximos e os problemas causados por isso. O coordenador disse que vai se reunir com os funcionários para tomar as devidas providências. 

O Vereador João de Josino (Cidadania) parabenizou a colega Vanja pela preocupação com a situação e fez algumas sugestões de melhorias para o Cemitério Colina da Saudade e uma cobertura para a capela. Ele também pontuou que "as gestões passadas não se preocuparam muito com a questão dos cemitérios". 

O Vereador Robson Souza (Cidadania) corroborou com a fala do Presidente Edenilson. Com relação ao Cemitério de São José do Triunfo, Robson destacou a necessidade de sua ampliação, além da questão da iluminação, água e banheiro no local. O convidado disse que em breve o banheiro estará pronto e o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) irá fornecer água. 

Por fim, o Vereador Gilberto Brandão (Avante) trouxe a questão da pandemia e como estão sendo os protocolos nesse período agora. Robson disse que o protocolo é o mesmo. "Se tem covid, eles usam macacão, luva, máscara e o velório por duas horas com distanciamento, álcool em gel e máscara”. 


*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi