Vereadores voltam a cobrar sobre as Obras no município

por Assessoria de Comunicação publicado 03/08/2022 17h10, última modificação 03/08/2022 18h02

A situação atual das obras de Viçosa foi tema durante o tempo de Palavra Livre dos vereadores, na reunião Ordinária da terça-feira (02). Alguns parlamentares apresentaram indicações ao Executivo, solicitando obras e necessidades infraestruturais destinadas ao Poder.

O Vereador Gilberto Brandão (AVANTE) apresentou a realidade de ruas localizadas nos bairros de Nova Viçosa e Posses e de muros em Amoras, Bom Jesus e Nova Viçosa. Além disso, demonstrou preocupação com a chegada dos períodos de chuva. “Nessas ruas, moram idosos, pessoas com deficiência, pessoas que precisam de chegar um carro para dar assistência. É importante que essas melhorias sejam feitas para que não piore a situação para a população”, afirmou o parlamentar, cobrando o Executivo. Essas demandas foram incluídas nas Indicações nºs 428, 429, 433, 434, 435 e 436/2022, que o vereador apresentou, e teve aprovadas, durante a sessão.

Já o Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania), Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos e Líder do Prefeito na Câmara, mostrou algumas obras que estão em fase de início: é o caso da Ponte no Silvestre, Travessa em Novo Silvestre e Avenida das Arábias no Santa Clara.

O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) aproveitou o tópico e comentou que vê com preocupação a situação, pois, segundo ele, era “preciso aproveitar esse período que está há mais de 90 dias sem chuva para realizar as estruturas e não deixar as obras paradas, como tem feito o Executivo”.

Ainda no mesmo tema, o Vereador Marcos Fialho (sem partido) usou a palavra para apontar alguns encaminhamentos feitos ao Executivo pelo seu gabinete e que foram atendidos: a Ponte do Coura e a pavimentação asfáltica da Comunidade dos Marques – de acordo com ele, “comunidades e bairros que sofrem há longos anos com problemas de pavimentação e impactos da chuva e só agora estão sendo solucionados”.

O Vereador Robson Souza (Cidadania) falou sobre as Indicações apresentadas (nºs 426 e 427/2022), também aprovadas, em resposta às demandas feitas pelos moradores do bairro Santa Clara, que solicitaram melhorias em rua e pedido de linha de ônibus. O parlamentar também fez atualizações sobre a obra do muro de Cachoeirinha.

As obras emergenciais e as estradas rurais danificadas foram assinaladas pelo Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido). “Viçosa tem que aprender a fazer a manutenção em tempo hábil para que não aumente, inclusive, custos para o Município. Muitas vezes, as passagens, o direito de ir, ficam prejudicadas. Como Legislativo, nossa ferramenta são as Indicações. E nós não somos atendidos pela Secretaria de Obras. Fala que vai cumprir, mas não é cumprido, os serviços não são executados”, afirmou Tistu.

O Vereador Sérgio Marota (PL) também agradeceu a execução, pela Prefeitura, da Ponte do Coura (como apresentou Marcos Fialho, anteriormente) e destacou o início das obras no Bairro Júlia Molar, trazendo melhorias para ambas regiões.

Por fim, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) fez cobranças ao Executivo sobre a responsabilidade do Município em relação a calçadas e ruas de Viçosa, especificamente no Bairro Santa Clara, em uma situação que está prejudicando fortemente a mobilidade dos pedestres e moradores. Diante disso, fez uma solicitação, com urgência, para que seja providenciada a roçada do mato e a limpeza da calçada (pedidos da Indicação nº 442/2022, de autoria da parlamentar).

Vale destacar que, na reunião Ordinária, também foram apresentadas: as Indicações nºs 417, 418, 419, 420, 421, 422, 423, 424 e 425/2022, que trouxeram os encaminhamentos da Audiência Pública do Plano Diretor no Novo Silvestre; e as Indicações nºs 431 e 432/2022, solicitando serviços de manutenção e pavimentação na Violeira e patrolamento e calçamento no Silvestre.

*texto do estagiário Abraão Filipe Oliveira sob a supervisão de Mônica Bernardi