Vereadores fazem cobranças sobre Limpeza e Capina

por Assessoria de Comunicação publicado 02/03/2023 14h40, última modificação 02/03/2023 15h33

Novamente, a falta de limpeza e capina no município de Viçosa foi tema de diversas indicações e da fala de alguns parlamentares na reunião Ordinária da terça-feira (28). 

Dando início ao tema, o Vereador Robson Souza (Cidadania) usou seu tempo regimental para comentar sobre a Indicação nº 091/2023, de sua autoria, que solicita limpeza e capina para a Rua José Bhering Cardoso e em todas as ruas do Distrito de São José do Triunfo. Completando sua fala, o parlamentar afirmou que ‘’essa é uma realidade, infelizmente, da cidade de Viçosa como um todo. Na Audiência Pública de segunda-feira (27) foi colocada a necessidade de capina no Município e o Luan (Campos), secretário de Administração, disse que tem um cronograma de execução da capina mas, eu não tive acesso ainda. A gente espera, de fato, que seja realizado esse serviço em nosso Município para que possamos conviver em locais limpos junto da sociedade’’. Robson ainda protocolou as Indicações nºs 075 e 076/2023, que solicitam, nesta ordem, que seja feita a roçagem e a limpeza da quadra poliesportiva do Distrito de Cachoeira de Santa Cruz e na Rua Dalva Barduni Borges, no Bairro Júlia Mollá. 

‘’Perguntei a ele se estava fazendo o trabalho de capina pela Prefeitura, pelo SAAE e ele me respondeu que era por conta própria. (...) Ele estava fazendo isso pela sua segurança, de sua família e das pessoas que por ali transitam’’, afirmou a Vereadora Vanja Honorina (PSD) no vídeo gravado em vistoria feita por ela na Zona Rural. A parlamentar apresentou, na Palavra Livre, o vídeo que expõe a situação atual do local que se encontra coberto por matos, lamentando que ‘’um senhor com a idade já avançada, tem a consciência do perigo e a certeza de que o Município não irá tomar providências e por isso ele mesmo tem que fazer para proteger o próximo’’. Ainda em sua fala, Vanja mostrou imagens de um lote localizado na Rua Antônio Torres, no Bairro de Ramos, que se encontra, também, coberto por mato, solicitando ao proprietário do lote que faça a sua parte e contribua com a limpeza da cidade. A partir disso, a parlamentar protocolou a Indicação nº 102/2023, que requer a notificação do proprietário de tal lote, para que assim atenda o disposto nos Artigos 151 a 162 do Código de Posturas de Viçosa, que dizem respeito sobre terrenos, (...) lotes vagos e propriedades privadas ou públicas.

Posteriormente na Palavra Livre, o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) agradeceu e parabenizou ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) pela capina realizada na Travessa Purduê, no Bairro Clélia Bernardes, local no qual ele havia protocolado indicação solicitando o serviço devido ao mato que cobria a calçada e comprometia a passagem de pedestres. Ademais, o parlamentar solicitou, por intermédio das Indicações nºs 093 e 095/2023, que seja realizada a capina e manutenção da escadaria Ana Cardoso Machado, na Rua Aniceto Dornelles e a capina na Rua José Euclides Santana, Bairro Santa Clara. 

Ainda dentro do tema, foram protocoladas as Indicações nº 081/2023, de autoria do Presidente da Casa, Vereador Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB), solicitando que seja feito o reparo na ponte e a capina na Rua Santa Luzia, no Centro; nº 088/2023, de autoria do Vereador Gilberto Brandão (Avante), solicitando que seja feito o serviço de capina no Bairro Posses e nº 112/2023, de autoria da Vereadora Marly Coelho (PSC), solicitando a capina e a limpeza da Rua Álvaro Gouveia, na esquina com a Rua Marly Azevedo, requerendo, ainda, a reinstalação de uma placa com os dizeres ‘’Proibido jogar Lixo’’.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi