Grupo Teatral Nova Luz é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Viçosa

por adm publicado 10/06/2025 15h55, última modificação 10/06/2025 15h55

O projeto de lei que reconhece o Grupo Teatral Nova Luz, do distrito de São José do Triunfo, como Patrimônio Cultural Imaterial de Viçosa foi aprovado em definitivo durante a reunião ordinária da última segunda-feira (9). A proposta tem como objetivo garantir a proteção, valorização e preservação do grupo, em razão de sua relevante contribuição artística, social e histórica ao longo dos últimos 30 anos.

Autor do projeto e presidente da Câmara Municipal, o vereador Robson Souza (PSB) agradeceu aos parlamentares pela aprovação. “Gostaria imensamente de agradecer aos colegas vereadores pela aprovação deste projeto, que torna o Grupo Teatral Nova Luz um bem imaterial do nosso município”.

Durante a reunião, a representante do grupo, Imaculada, também fez uso da tribuna para agradecer ao Legislativo pela valorização do trabalho desenvolvido pelo grupo. Ela ressaltou que o reconhecimento poderá facilitar o acesso a recursos para a continuidade das atividades e destacou a importância da atuação cultural do Nova Luz para a comunidade. “A gente não faz isso para ganhar dinheiro, a gente faz por amor. É por amor mesmo”, afirmou emocionada.

Todos os anos, durante a Semana Santa, o grupo realiza encenações ao vivo dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, incluindo sua crucificação e o milagre da ressurreição. As apresentações acontecem, tradicionalmente, no distrito de São José do Triunfo, local de origem do grupo. Em 2025, além das encenações da Semana Santa, o grupo também apresentou a vida e obra de Santa Rita de Cássia durante o jubileu da padroeira.

Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa