Parlamento Jovem de Viçosa participa do ‘Jogo do Tributo’

por Assessoria de Comunicação publicado 07/06/2019 09h20, última modificação 02/08/2021 16h20

Os alunos do Parlamento Jovem de Viçosa participaram, na quinta-feira (06), da dinâmica pedagógica "Jogo do Tributo", ministrada pelos representantes do Tribunal de Contas do  Estado de Minas Gerais (TCE/MG), Celso Renato Dutra Junior, Mariza Nunes e Fabrícia Ribeiro com o objetivo de aproximar os jovens do processo de financiamento das políticas públicas municipais. A parceria é uma iniciativa do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Coordenador Geral da Escola do Legislativo, que acompanhou os trabalhos.

A dinâmica, voltada para alunos do ensino médio, reúne conhecimentos sobre o funcionamento do município em busca de soluções práticas para problemas que ocorrem no cotidiano das licitações, se iniciou com uma palestra ministrada por Mariza explicando a função de cada imposto arrecadado e a importância deles e o atendimento das demandas da sociedade.

De acordo com Fabrícia, o jogo consiste na divisão dos participantes em grupos que exercessem papéis de compradores, vendedores, Executivo e Legislativo de um município “a população compra produtos e serviços, e os tributos arrecadados serão enviados ao Executivo que elabora a proposta de Lei Orçamentária a ser enviada à Câmara, avaliando a possibilidade de atender as políticas públicas demandadas pela comunidade, tais como saúde, educação, cultura e segurança pública. Ao analisar as receitas, o Executivo decide o que será investido em políticas públicas e o que deverá ser cortado”, explica.

Após essa movimentação de compra e venda, os participantes se reuniram para simular uma audiência pública com o objetivo de discutir a proposta orçamentária e avaliar a aceitação ou rejeição das demandas pela população. O resultado foi uma queda de arrecadação, afetando a previsão orçamentária idealizada pelos poderes Executivo e Legislativo. Para Geraldão, o processo permite aos jovens uma aproximação com o poder público “de forma dinâmica e descontraída, os alunos tiveram a oportunidade de aprender noções de funcionamento de um município e entender a necessidade de priorizar gastos para as principais reivindicações da sociedade”, disse.

O “Jogo do Tributo” faz parte do Projeto Receitas, do TCE/MG, na vertente da educação fiscal. Em Viçosa, foi realizada uma parceria em que a Escola do Legislativo será responsável por reproduzir a dinâmica para as cidades vizinhas e demais jovens. O Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo, Marcos Nunes, ex-vereador, também participou do evento.

Texto:Isabela Monteiro

Foto: Igor Gama e Isabela Monteiro