Cidadãos usam Tribuna Livre para convidar população para marchas em defesa da população negra
Em meio à Tribuna Livre da reunião ordinária desta segunda-feira (17), Terezinha de Jesus Ferreira e Luiz Carlos Vitor, mais conhecido como Mestre Garnizé, fizeram uso da palavra para convidar os cidadãos de Viçosa a participarem de mobilizações em defesa da população negra, realizadas em alusão ao Dia da Consciência Negra. Eles destacaram dois importantes eventos: a Marcha das Mulheres Negras, que ocorrerá em Brasília no dia 25 deste mês, e a Marcha da Consciência Negra, que será realizada no município nesta quinta-feira (20), às 9 horas, com concentração na Praça Silviano Brandão.
Em sua fala, Terezinha ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras no país e destacou a necessidade de reunir um grande número de participantes na capital federal, com o objetivo de fortalecer a inclusão da população negra nas pautas governamentais. Ela afirmou ainda que o movimento busca reparação, bem-viver e direitos iguais, reforçando que a luta da população negra continua e seguirá firme.
Em seguida, Mestre Garnizé falou sobre a Marcha da Consciência Negra de Viçosa, que está sendo organizada no município pela 15ª vez. Ele destacou que o evento busca fortalecer a conscientização do povo afrodescendente e ressaltou a importância da luta por reparação histórica. “Não tem aquela informação de que somos escravos e que viemos de África. Não, nós somos filhos de reis e rainhas. Somos inteligentes, e a riqueza que tá aí nesse país passou na mão do africano que foi sequestrado para a formação do Brasil. Então, eu acho que nesse sentido a gente tem que estar sempre lutando”, concluiu.
O vereador Raphael Gustavo (PSD) também se manifestou e informou que esteve em contato com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Ele anunciou que destinará R$ 25 mil de suas emendas impositivas para custear o ônibus que levará os participantes da marcha até Brasília.
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa