Parlamento Jovem: I Encontro Conjunto acontece na Câmara

por vca — publicado 19/03/2012 09h35, última modificação 11/03/2016 09h11
17/03/2012

A Câmara recebeu na manhã desse sábado (17), os alunos do ensino médio das três escolas participantes da edição 2012 do Projeto Parlamento Jovem, no I Encontro Conjunto, com o objetivo de promover a interação entre eles.

O projeto é uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, e acontece pelo terceiro ano em parceria com as Câmaras Municipais.

Em Viçosa, o Projeto é desenvolvido pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), através do Departamento de Ciências Sociais, desde 2010.

A Vereadora Cristina Fontes (PMDB), presidiu os momentos iniciais, enfatizando em sua fala a importância do Parlamento Jovem para o Estado, estimulando o jovem a participar da vida política de sua cidade. “No Parlamento os jovem têm a oportunidade de debater e questionar os diversos temas propostos a cada ano. Os jovens terão uma formação diferente, mais cidadã. Estamos juntos e acompanhando. Obrigada por aceitarem mais esse desafio”, agradeceu Cristina aos alunos.

A Chefe do Departamento de Ciências Sociais, da UFV, Professora Nádia Dutra, também esteve presente e ressaltou a relevância da educação cidadã promovida pelo Projeto. “O projeto permite que o cidadão se perceba como um agente social e contribua para transformações na sociedade”, disse.

A Coordenadora do Projeto pela UFV, Professora Daniela Rezende, agradeceu a Casa, “sempre aberta a nos receber e com comprometimento com o projeto”.

As ex-participantes do Parlamento Jovem, Bárbada Oliveira, que foi relatora na edição 2011, durante a Etapa Estadual, em Belo Horizonte, e Camila Penna também participaram do encontro para poder compartilhar as experiências que tiveram. “O Parlamento Jovem é mais do que um projeto que faz despertar a vontade política; o contato com ele te dá outra visão. É o momento ideal para conhecer, perguntar, tentar mudar a realidade da nossa cidade, do nosso país... ”, afirmou Bárbara.

Na segunda parte do encontro, os monitores, alunos do curso de Ciências Sociais (UFV), promoveram dinâmicas para a interação dos alunos. As escolas participantes do Projeto são: Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESDRAT), Colégio de Aplicação da UFV (Coluni) e Escola Estadual Raul de Leoni.

O também Coordenador do Projeto pela UFV, Professor Diogo Tourino, também fez parte da mesa principal.

O tema escolhido para esse ano, para discussão, votação, e aprovação de propostas, é "Educação Cidadã".