Chuvas: Vereador faz balanço de reuniões

por vca — publicado 11/11/2011 10h18, última modificação 11/03/2016 09h12
08/11/2011
Reunião

Na reunião ordinária desta terça-feira (8), o Vice-Presidente da Casa, Luís Eduardo Salgado (PDT), comentou a respeito das reuniões que foram realizadas para discutir os problemas ocasionados pelas chuvas e ventos fortes, do último dia 28 de outubro.

Luís Eduardo comentou, que na tarde da segunda-feira (7), juntamente com o Vereador, e Líder do PDT na Casa, Carlitos Alves,  estiveram reunidos com o  Secretário de Finanças, Luiz Mauro Cordeiro; a Chefe do Departamento de Finanças e Orçamentos, Patrícia dos Santos; o Secretário de Defesa Civil, Cleves de Faria; e com o chefe do Departamento de Habitação e Urbanismo, José Ailton da Rocha, representando, na ocasião, o Secretário de Assistência Social, Ângelo Chequer, para que fossem definidas medidas efetivas com relação a esses problemas causados, principalmente, a população de baixa renda.
O vereador ressaltou que o Secretário de Finanças, já deu andamento no processo de aquisição de materiais para que os locais atingidos pudessem receber a ajuda da Prefeitura.

Ele relatou, também, que foi o Secretário quem conseguiu com o proprietário da empresa Âncora, as telhas para as casas que foram destelhadas no Conjunto Habitacional Benjamin Cardoso, do Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida. “O seguro da Caixa Econômica só cobre prejuízos acima de 600 reais, e conforme reforçado diversas vezes pelo vereador Carlitos, muitos dos moradores não teriam condições de comprar essas telhas”, salientou.

A discussão iniciou-se em reunião, na quinta-feira, dia 3 de novembro, em que o Secretário de Defesa Civil retratou que já estava sendo feito um levantamento dos locais atingidos para que pudessem ser providenciados os devidos reparos.

Cleves destacou também que o local mais atingindo foi o bairro Nova Viçosa, e as casas em que não tinham condições dos moradores ficarem, eles foram deslocados para outro local.  Segundo ele, foi solicitado ao chefe do Executivo a decretação do Estado de Necessidade ou Emergência.

O vereador Carlitos Alves comentou a necessidade de fazer o reparo de imediato, antes que as chuvas retornem e agravem mais os problemas. “Existem coisas que podem ser evitadas, a prevenção também funciona e nesses locais atingidos a manutenção deverá ser feita o mais rápido possível para se evitar novos transtornos”, ressaltou.

Luís Eduardo destacou que a preocupação era de respaldar o trabalho a ser realizado. “Nós tomamos essa iniciativa antes que a situação se complique. Pois podemos prevenir os problemas, afinal são transtornos que atingem a saúde e a segurança, e põe em risco a vida das pessoas, além dos danos materiais, podendo ser evitados os agravamentos”.

As duas reuniões tiveram o objetivo da realização do trabalho em equipe, com a intenção de corrigir os prejuízos ocasionados pelas chuvas e evitar novos problemas.