Jovem Embaixador: Aluno do Coluni é selecionado pela Embaixada dos EUA

por vca — publicado 25/11/2011 08h08, última modificação 11/03/2016 09h12
22/11/11

Com muita satisfação, o aluno do Colégio de Aplicação – Coluni, Thalles Ribeiro, participou da reunião ordinária desta terça-feira (22), para comunicar que dentre 7.500 jovens de todo o país, ele foi selecionado juntamente com outros 45 para o programa Jovens Embaixadores 2012 pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

O programa foi criado no Brasil em 2002 e atualmente é replicado em 25 países em busca de beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades  no que tange a liderança, atitude positiva, consciência cidadã, conhecimento de língua inglesa.

Thalles explicou que em janeiro os Jovens Embaixadores passarão uma semana em Washington, capital americana, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações, além de participar de reuniões com autoridades nacionais. Nas semanas seguintes os 45 jovens selecionados serão subdivididos em grupos que se destinarão para estados diferentes. Lá, eles conviverão com uma família americana que os irá hospedar. Também freqüentarão aulas em um colégio juntamente com outros jovens americanos, haverá também a oportunidade de fazer apresentações sobre o país, estado e cidade e o dia-a-dia típico daqui, desenvolvendo um plano de ação para o fortalecimento dos projetos de voluntarismo que cada um desenvolve em suas comunidades.

“A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e transcende a individualidade da minha conquista. Ao mesmo tempo que irá expandir meus horizontes, por se tratar de uma missão diplomática ajudará a fortalecer os laços de amizade e colaboração entre Brasil e Estados Unidos. Por extensão, Viçosa se beneficiará bastante, uma vez que o compartilhamento de conhecimentos, experiências entre os participantes permitirão que eu possa além de representar a cidade, trazer boas práticas e novos conhecimentos para nossos amigos viçosenses”, disse.

Como Thalles explicou, um dos quesitos para a aprovação no programa é a comprovada situação de vulnerabilidade econômica de seus participantes. A Embaixada dos Estados Unidos arca com vários custos, como alimentação, estadia, passagens aéreas e obtenção de visto. Mas, custos pessoais como passaporte, compra de malas dentre outros não são cobertos. “É por esse motivo que venho aqui, além de comunicar minha seleção, solicitar apoio para que possa adquirir, além dos já citados, uma câmara fotográfica que resista ao frio ao qual será exposta, roupas e calçados adequados já que as temperaturas serão muito baixas, chegando a -17º C”, solicitou ao final.

Os vereadores comentaram e parabenizaram o aluno.

O presidente da Câmara, João Batista Teixeira (PR), falou em nome da Casa: “Estamos orgulhosos e iremos providenciar para que uma cópia de sua carta seja encaminhada para cada vereador.

A vereadora Cristina Fontes (PMDB) também o parabenizou e se colocou a disposição. “O que estiver ao nosso alcance para ajudar, pode contar conosco", falou.

Jovem Embaixador Aluno do Coluni é selecionado pela Embaixada dos EUA