PROERD: Vereadores participam da formatura

por vca — publicado 01/12/2011 08h06, última modificação 11/03/2016 09h12
29/11/2011

Nessa manhã de terça-feira, 29, aconteceu  no Cerimonial Parthenon o evento de formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD).

Esse é um programa social com a intenção de prevenção, atuante em todos os estados do país, por meio de policiais militares devidamente selecionados e capacitados. Durante quatro meses o programa faz parte da realidade de algumas crianças dentro das escolas.

Os conteúdos são transmitidos por intermédio de aulas com atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

Representando a Câmara Municipal, o Vereador e Vice-Presidente interino da Casa, Antônio Elias Cardoso (PR) compôs mesa juntamente com a também Vereadora Cristina Fontes (PMDB), madrinha do Programa. Também compuseram mesa o Comandante do 21° Batalhão de Polícia Militar de Ubá, Ten Cell Carlos José Bratiliere; Comandante da 97° Cia Especial de Polícia Militar, Major Almir Cassiano; Tem Miqueias de Souza Lima; o vice-prefeito, Dirceu Coelho; o representante da Secretaria de Assistência Social, Zé do Pedal; o Secretário de Trânsito e Segurança Pública, Luiz Carlos D’Antonino; a Secretária de Educação, Ana Lúcia de Oliveira; o Procurador de Justiça de Viçosa, Dr. Bento Eustáquio de Abreu Chiapeta; a diretora do presídio, Rosa Maria Teixeira; e o presidente do Conselho de Segurança, César Vieira.

Cristina acredita que o programa estimula controle de tensões, felicidade e resistência a pressões. “Quanto mais informadas as crianças estivem, maior discernimento e poder de escolha elas terão. É muito importante mostrar a elas desse modo simples o perigo que há por trás do mundo as drogas”, falou.

Antônio Elias pensa que a educação preventiva é a melhor forma de combate. “As informações que essas crianças estão tendo hoje  reflete em toda a conjuntura familiar e o torna um jovem mais sabedor”, constatou.

Operação Natalina

Ao findar a formatura dos alunos do PROERD, foi oficializada a abertura da Operação Natalina em Viçosa.

Devido a incidência de crimes contra patrimônio, a Polícia Militar(PM) viu a necessidade de restabelecer os planos de ação.

A Operação Natalina, segundo Major Almir Cassiano, pretende determinar as “zonas quentes para impedir a perturbação da ordem pública. Folders estão sendo distribuídos com dicas de segurança, haverão 3 outdoors e faixas espalhadas pela cidade divulgando o sistema de monitoramento”, disse.

A PM conta na cidade com um sofisticado recurso tecnológico de Segurança Pública, sendo nove câmeras de alta definição na região central e adjacências do município. Nesse período natalino a PM irá incrementar mais suas ações preventivas com um número maior de policiais e viaturas.

A campanha conta com o apoio da Câmara Municipal de Viçosa.