Câmara Mirim: Vereadores são diplomados

por vca — publicado 09/12/2011 07h35, última modificação 11/03/2016 09h12
08/12/2011

08/12/2011-CâmaraMirim

Sua escola, seu partido; seu uniforme, sua bandeira. Com essa frase, o Presidente da Câmara Municipal, João Batista Teixeira (PR), definiu aos Vereadores Mirins eleitos e diplomados na tarde dessa quinta-feira, 8, na Câmara Municipal, o trabalho que viria pela frente.

O Projeto Câmara Mirim já havido sido apresentado em reunião ordinária pelo Presidente antes das eleições que ocorreram dia 30 de novembro.

Em suma, o projeto envolve adolescentes do 6º ao 9º ano, de até 15 anos de idade, matriculados nas escolas públicas e particulares.

Eles puderam se candidatar a vereadores ou simplesmente eleitores. Dentre todas as escolas, somente 7 quiseram participar do projeto, sendo elas: Colégio Normal Nossa Senhora do Carmo, E. M. Arthur da Silva Bernardes, E. M. Dona Nanete, E. M. Dr. Arthur Bernardes, E. E. José Lourenço de Freitas , E. E. Effie Rolfs, E. M. Nossa Senhora de Fátima). Foram ao todo 1.435 eleitores e 101 candidatos, desses, 35 foram eleitos e cumprirão 3 mandados.

Após a diplomação, o prefeito Celito Sari, tomou a palavra e cumprimentou todos alunos que participaram do projeto, as escolas e os professores que incentivaram a auxiliaram todo o processo. “O programa é de é extrema importância tanto para o poder legislativo quanto para o executivo, saber o que é possível ser feito e fazer”, disse. O prefeito também falou da importância de prezar pela honestidade e parabenizou a Câmara, “que essa Casa continue atuante, cumprindo seu papel e dando continuidade ao projeto”.

Rosângela Cardoso, funcionária da Câmara e realizadora do projeto se pronunciou e mencionou a felicidade pelo convite para organizar-lo. Contou que o projeto existe desde 1993 e foi instituído em moldes diferentes e funcionou somente naquela época. Nessa mesa diretora, o projeto foi modificado e ampliado para ser colocado em prática. Explicou também que a eleição foi parametrizada, ou seja, nos moldes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde cada candidato foi cadastrado, teve um código e sua foto nas urnas eletrônicas. “Um momento muito gratificante foi ver na apuração das urnas, alunos acompanhando e esperando os resultados. O envolvimento das escolas também foi importante, resolvendo imprevistos e estimulando os alunos”, disse. Por fim, Rosângela disse que tentará passar suas experiências de 27 anos de Casa para os jovens vereadores e destacou que o mais importante do projeto é mostrar o verdadeiro papel da Câmara Municipal e passar isso aos amigos e familiares.

A palavra ficou livre para que os vereadores presente pudessem se manifestar, Cristina Fontes (PMDB) falou aos jovens vereadores que a responsabilidade agora é muito grande, “estarão nos ajudando a elaborar projetos de leis que poderão mudar nosso município em algum ponto, essa missão foi confiada a vocês”. A vereadora também se colocou a disposição de todos para qualquer tipo de ajuda.

O vereador Luciano Constantino (PRB) também se pronunciou e parabenizou escola e alunos, “esse é um presente que estamos ganhando, vocês nos ajudarão a trabalhar!”

Finalizando a solenidade, o Presidente se pronunciou exaltando a responsabilidade e o exemplo para os colegas de dedicação, estudo e postura. Proferiu que a Câmara estará a disposição, de portas abertas para todos, assim como toda a estrutura física e funcional. Disse aos jovens que não é preciso ficar assustado porque aprenderão como fazer tudo e contarão com o apoio de todos os vereadores. “O tempo é curto, mas façam o máximo para que seja o mais produtivo. Que esse tempo seja suficiente para que vocês adquiram a consciência política, eu quando criança não tive essa oportunidade, por isso gostaria que vocês aproveitassem o tempo que você terão aqui...”, declarou. Por fim, falou que sem os familiares e escolas nada disso seria possível, e agradeceu a participação.

A posse dos 10 primeiros vereadores a cumprirem o mandato será na primeira semana do ano letivo.

Compuseram mesa no evento o Presidente da Casa, João Batista Teixeira; o Vice-Presidente interino, Antônio Elias Cardoso (PR); o Prefeito, Celito Sari; o Vice-Prefeito, Dirceu Coelho; a representante das escolas, Irmã Nélia Moreira da Costa do Colégio Nossa Senhora do Carmo; e realizadora do Projeto, Rosângela Cardoso.

Além dos já mencionados, os vereadores João Januário Ladeira (PR) e Ademar Gomes de Lima (PR) também estiveram presentes.