Legislativo: Presidente fala das ações em 2011

por vca — publicado 22/12/2011 07h58, última modificação 11/03/2016 09h12
20/12/2011
20/12/2011 - Legislativo: Presidente fala das ações em 2011
Finalizando o primeiro expediente da última reunião ordinária de 2011, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Batista Teixeira (PR) fez um balanço do ano que está acabando. Em números, falou das 7 Audiências Públicas; 41 reuniões ordinárias e 43 extraordinárias, sem remuneração; 308 indicações; 57 requerimentos; 18 moções; 12 representações; 8 decretos legislativos; 8 resoluções; 11 portarias; 2 resoluções da Mesa Diretora; 2 atos legislativos; e 112 projetos protocolados sendo, 86 aprovados, 1 vetado, 1 arquivado, 8 aguardando sanção e 16 em andamento.

Sintomas esses que os vereadores estão buscando, pesquisando, fazendo. O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) está em plena atividade e ficou pequeno para a realização de seu trabalho. Modificações na Câmara também fora citadas como compra de nootbooks, instalação de câmeras de segurança e ar condicionado.

A grande parceria com o Senado Federal foi também uma importante conquista mencionada pelo presidente, onde 1 de janeiro de 2012 está funcionando o novo site da Câmara que dará suporte ao Portal Transparência. A oficina ministrada por membros da Interlegis revisando a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno mostra o aperfeiçoamento das atividades do legislativo e a busca por melhorias sempre. No próximo ano uma comissão será nomeada para que possa fazer as correções indicadas. A partir de 2013 estará funcionando o Programa de Integração dos Vereadores (PIV), onde eles receberão orientações sobre o funcionamento do legislativo e toda a orientação necessária para começar.

O Parlamento Jovem se ampliou, aumentando o número de escolas participantes, estreitando mais parceria com a Universidade Federal; houve uma licitação para a digitalização do arquivo da Casa; o Projeto Câmara Mirim que começará no próximo ano, estimulando adolescentes a participarem de um legislativo mirim, desempenhado o seu real papel; entres outras ações.

“Houveram muitas coisas positivas e espero que continuemos assim. Muitas outras coisas hão de vir ainda e é gratificante saber que fizemos parte disso. Somos passageiros, mas a cidade e a Câmara continuarão, por isso queremos fazer o melhor trabalho possível. Que ano que vem seja ainda melhor e mais produtivo”, finalizou.