SOVIPA: Sociedade pede subvenção

por vca — publicado 22/12/2011 07h57, última modificação 11/03/2016 09h12
20/12/2011
20/12/2011 -SOVIPA Sociedade pede subvenção
Na última reunião ordinária de 2011, o plenário da Câmara Municipal foi tomado por simpatizantes e voluntários da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (SOVIPA), dando apoio para que a vice-presidente, Bruna Morais Araújo, falasse na tribuna livre.

Bruna falou dos cães e gatos abandonados e a preocupação que gera tanto pela questão de segurança e saúde pública quanto bem-estar do animal. A SOVIPA vem trabalhando a 11 anos e realizando um trabalho de recolher, cuidar, esterilizar (castrar) e buscar lares definitivos.

A sociedade vive de doações espontâneas e segundo Bruna passa por momentos difíceis.

Existe uma grande demanda por procedimentos veterinários clínicos e cirúrgicos que supera o suporte gratuito disponibilizado. Não há também espaço físico, os mais de 100 animais que abrigam ficam em propriedades de dois membros, a presidente e fundadora, Clotilde Borges Maestri e o tesoureiro Augusto Mosander Cuperman da Silva Pereira.

Bruna lembrou que a SOVIPA foi declarada de utilidade pública em 2005 por meio da Lei número 1.650/2005, o que demonstra a seriedade e relevância do trabalho realizado por seus membros.

“Temos acompanhado manifestações de inúmeros viçosenses reivindicando ações que conciliam as necessidades de se tanto a saúde pública quanto o bem-estar animal. Desde da inauguração do Canil/Gatil existe a preocupação com a destinação desses animais capturados, reprovando a hipótese de sacrifício de animais saudáveis e que não oferecem risco a população”, disse.

Ao final, Bruna solicitou a Câmara Municipal, em vista as dificuldades relatadas e a importância da ampliação de suas atividades, apoio para aprovação de uma lei que permite à entidade receber subvenções do Município para a realização de seus trabalhos.

O presidente da Casa, vereador João Batista Teixeira (PR), disse que o projeto já foi discutido entre os vereadores e que já foi determinado o valor de 10 mil reais.

O vereador Marcos Nunes Coelho Junior (PT) disse conhecer o trabalho realizado e saber que cães soltos é um problema principalmente para a saúde pública. O valor alto que reivindicam, segundo Marcos, é para que possa ser realizado um bom trabalho e cuidar desses animais de forma ética. “Leis internacionais dão proteção aos animais, é preciso subvencionar sim a sociedade”, comentou.