Tribuna Livre: Aluna da E.E. Madre Santa Face faz reivindicações

por vca — publicado 22/12/2011 07h57, última modificação 11/03/2016 09h12
20/12/2011
20/12/2011 - Tribuna Livre: Aluna da E.E. Madre Santa Face faz reivindicações
Os microfones da tribuna tiveram que ser abaixados para que Letícia Santos pudesse se manifestar na reunião ordinária dessa terça-feira, 20, última do ano.  Letícia é aluna do 4 ano da E.E. Madre Santa Face, e em nome de toda sua classe fez a leitura de uma carta por eles escrita.

Como parte do Projeto de extensão de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa , desenvolvido nas Escolas por alunas. Uma visita a Câmara foi parte do projeto, com o objetivo de que os alunos entendam um pouco mais sobre o funcionamento da Câmara, o papel do vereador, e o mais importante como cada cidadão é representado por ele. Os vereadores deram suporte aos alunos, explicando a eles todo o processo. Foi nessa visita que surgiu a idéia da ler a carta feita na tribuna livre da sessão ordinária.

A carta falava de alguns problemas da cidade como a questão do lixo que prejudica o meio ambiente, que é o meio onde vivemos; propuseram a solução da coleta seletiva. A falta de iluminação de algumas ruas também foi relatado, deixando, segundo os alunos, as ruas escuras e perigosas. Os passeios estreitos e com buracos dificultam o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida, como cegos, cadeirantes e idosos. Ao findar, foi feito um pedido para que haja mais lugares para as crianças brincarem, parques, praças e campos de futebol.

“Por favor, considere tudo que estamos falando, a cidade de Viçosa é nosso lar, queremos que todas vivam bem aqui”, finalizou.

O presidente da Casa, vereador João Batista Teixeira (PR) pediu a carta a Letícia para que pudesse enviar ao gabinete do prefeito. Comentou também que ela seria uma ótima vereadora mirim.

A vereadora Cristina Fontes (PMDB) disse que recebeu na Câmara a E.E. Madre Santa Face e que também pediu para que usassem a tribuna para lê-la. Falou também que faltou um dos alunos e ele deixou com ela uma carta para que fizesse a leitura.

O vereador Marcos Nunes disse que estudantes têm vindo a Casa perguntar o papel do legislativo. “Letícia me alegra porque mostra que no futuro existirão cidadãos mais conscientes. Sabemos que existe uma série de problemas e os problemas também são nosso, como cidadãos que somos. Quero parabenizar toda a equipe da escola. Fico muito feliz”, disse.