Educação: Vice-Presidente se reúne com professores

por vca — publicado 24/01/2012 16h31, última modificação 11/03/2016 09h09
24/01/2012

20/01/12 reunião educação

A reunião, à pedido do Vice-presidente da Câmara, e Presidente da Comissão de Constituição e Redação, Luís Eduardo Salgado (PDT), e seus membros, foi realizada na manhã desta terça-feira (24). Em pauta, a reivindicação da classe para continuidade dos trabalhos.

A principal alegação dos professores, contratados há dois anos, pela Prefeitura Municipal, é de que eles passaram por dois processos seletivos, e nenhum concurso. Já a Prefeitura de Viçosa, firmou contrato de prestação de serviço com os profissionais por dois anos.

Como o período letivo se inicia na próxima semana, no dia 2 de fevereiro, a data para convocação dos novos profissionais seria a mesma da reunião. Segundo a Secretária de Educação, Ana Lúcia de Oliveira, “devido a esses problemas, adiamos a convocação dos professores”.

No ofício de nº 432/2011, com data do dia 03 de outubro de 2011, assinado pelo Procurador-Geral do Município, Bento Eustáquio Chiapeta, em resposta ao Promotor, da Segunda Promotoria de Justiça de Viçosa, Spencer dos Santos Júnior, ele informa ter sido nomeada uma Comissão para viabilizar o concurso público em questão, em 8 de setembro do referido ano, e declara que os trabalhos foram iniciados ainda no dia 19.

E solicita, diante da complexidade dos mesmos, a concessão de 30 dias para apresentação de edital de licitação para contratação de empresa idônea para realização do concurso.

Na mesa principal para as discussões, durante a reunião, participaram o Vereador, e Secretário da Mesa Diretora da Casa, Antonio Elias Cardoso (PR), o Coordenador Geral do Sind-UTE Viçosa, Romualdo Saraiva de Lima, o Coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação, Mahyhaly Dias Santos, além dos já citados.

Para Luís Eduardo, a reivindicação da classe, com relação a realização de um concurso público, precisa ser analisada, e afirmou: “Não acho que o concurso seja, agora, a melhor alternativa, mas é sem dúvida uma possibilidade”, e acrescentou: “a Câmara Municipal de Viçosa não irá se furtar da responsabilidade de colaborar na busca de soluções para o problema”.

Uma Comissão formada, também, por profissionais da Educação deverá tentar uma reunião com o Ministério Público.