Chuvas: Vice-Presidente pede esclarecimentos

por vca — publicado 02/02/2012 15h41, última modificação 11/03/2016 09h09
01/02/2012

 


Na noite da quarta-feira (1), foi realizada no plenário da Câmara Municipal uma reunião para se discutir os prejuízos e danos causados pelas chuvas das últimas semanas e a situação da população atingida. O objetivo principal é que soluções e esclarecimentos sejam compartilhados.

O Vice-presidente da Casa, Vereador Luis Eduardo Salgado (PDT), quem pediu a reunião, convidou para compor a mesa os Secretários de Defesa Civil, Cleves de Faria e o de Governo, José Antônio de Oliveira, e também o Defensor Público do Município, Álvaro Lima Guimarães Costa.

Cleves citou as duas áreas de maior risco, Travessa Castelo e Rua Geninho Lentini e contou que naquela tarde, foi decidido em reunião, que a melhor opção era a contratação de uma empresa especializada em solos para que pudesse realizar uma análise do local onde houve o deslizamento. Mediante esse estudo, a Defesa Civil poderia determinar abandono ou a recuperação do local. “Estivemos com o Professor Minetti, especialista no assunto, e ele nos deu o parecer de que existe uma possibilidade pequena de recuperação da área. Tomamos a decisão de contratar a empresa para que ela possa nos trazer informações técnicas”, mencionou. E afirmou que foi decretado Estado de Emergência no dia 29 de dezembro do ano passado. Sendo assim, estaria garantido o direito de contratação da empresa sem licitação e também os recursos da Secretaria: “Esse ano conseguimos aumentar nosso orçamento e com essa verba daremos seqüência ao nosso trabalho, principalmente de prevenção, que nós entendemos ser muito mais barato e eficiente”, disse. Por fim, parabenizou a Câmara que “sempre cumpre seu papel social e ao vereador Luis Eduardo que tem uma parcela de ‘culpa’ nisso”, brincou.

José Antônio, em sua fala, explicou que tem sido prestada, desde dezembro, assistência  as 18 famílias que tiveram que abandonar suas casas.

O Vereador questionou sobre o asfaltamento na rua Padre Serafim, no Centro, em um momento em que há uma série de outros problemas como quedas de barreiras, barrancos e casas. “Esse asfaltamento não estaria desviando recursos que poderiam servir para outra finalidade emergencial?”, indagou Luis Eduardo.

O Secretário de Governo explicou que um estudo técnico da Secretaria de Obras apurou que a base da rua estava sendo comprometida. “Fizemos um bom asfalto para que não tenhamos problemas depois”, disse, e completou citando outras ruas no bairro Novo Silvestre que estão passando pelo mesmo processo. Referente as chuvas, salientou que irão trabalhar para reparar os danos e estão preparados para atender as emergências.

Álvaro reafirmou que em situações de risco eminente não é necessário uma licitação. “Ações devem ter tomadas o mais rápido possível para se evitar danos maiores”, e colocou a Defensoria a disposição. “Parabenizo pela convocação dessa reunião, e pelo tratamento tão importante e essencial nessa situação emergencial”, concluiu.

Finalizando a reunião, Luis Eduardo disse que o assunto retornará no decorrer dos trabalhos e em breve será discutido novamente. Agradeceu a presença e a parceria com o Executivo e a Defensoria Pública. “Estamos realizando um trabalho que com certeza irá beneficiar muita gente”, findou.