"Fraternidade e Saúde Pública": Vereador propõe lançamento da Campanha

por vca — publicado 01/03/2012 14h45, última modificação 11/03/2016 09h09
29/02/2012

29/02/2012 "Fraternidade e Saúde Pública": Vereador propõe lançamento da Campanha

Saúde não é ausência de doenças, é qualidade de vida”, com essas palavras o Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Vigário Foranio de Viçosa, Padre Wander Torres Costa fez a abertura da Campanha da Fraternidade. A Campanha é um evento organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem início na quarta-feira de cinzas e se estende por todo o período da quaresma. O seu objetivo é despertar a solidariedade da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade, buscando caminhos e soluções. A cada ano é escolhido um tema que define a realidade a ser transformada. Em 2012, o tema é “Fraternidade e Saúde Pública” e por meio de uma solicitação do Vereador Marcos Nunes (PT), o lançamento da campanha em Viçosa aconteceu em uma solenidade na noite da quarta-feira (29).

O Padre Wander falou um pouco sobre o diferencial do Brasil por ter a Campanha na Quaresma e dos diversos temas que conseqüentemente trazem discussões e debates que ocorrem em prol da busca de soluções. Sobre o tema, o Padre disse que seu maior desejo é que as pessoas tenham saúde e que essa seja plena. Filas de esperas para atendimento médico são corriqueiras, segundo o Padre, mas há também muitas conquistas, muitas coisas boas acontecendo. “Que essa campanha não termine na quaresma, que a população possa valorizar os conselhos de saúde, as reuniões que discutem o tema... nós cidadãos somos responsáveis por muitas ações que promovem melhorias”, aspirou.

A Secretária Municipal de Saúde, Rita Maria Gomide apresentou o trabalho desenvolvido pela secretaria, as ações conquistadas e as dificuldades enfrentadas. Destacou que a atenção primária a saúde com a utilização da medicina preventiva deve ter mais atenção, sendo esse um método eficiente e de menores custos. “Enfrentamos muitos problemas, o Estado muitas vezes é falho nas suas obrigações, mas temos trabalhado muito para que as melhorias possam ser conquistas”, disse.

Falando um pouco sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a Nutricionista, Mestre em Ciências da Nutrição e atual doutoranda pela Universidade Federal de Viçosa, Glauce Dias da Costa, enfatizou que “o SUS é meu, é seu, é de cada um de nós”. Explicou que é direito de todos ter as ações e serviços de qualidade oferecidos pelo governo. Segundo ela, o primeiro passo para que as mudanças ocorram é conscientizar as pessoas que o Sistema não é somente para as classes menos favorecidas. “Quando entendemos que o SUS é nosso, lutamos por um SUS de qualidade para todos. Saúde é qualidade de vida, é viver bem. Viçosa precisa de mais espaços de lazer, garantir que a população tenha hábitos de vida mais saudáveis. Isso é saúde”, afirmou.

O Pároco da Paróquia São Silvestre, Padre Wenderson José da Silva proferiu sobre a juventude e a qualidade de vida e lazer desses. “Acredito que a questão da saúde está muito ligada a questões culturais. Precisamos de ações preventivas, precisamos de hábitos mais saudáveis”, disse, completando que a saúde é o maior desejo que as pessoas têm.

Marcos Nunes, fomentou que precisa-se de educação e nutrição, alimentar o corpo e alma, “não há nutrição sem educação se considerarmos a educação como processo. As pessoas precisam aprender a se relacionar consigo mesmas para adquirir capacidade para administrar as diferenças”. Marcos lembrou também dos tipos de alimentação que podem provocar doenças futuras.

A Vereadora Cristina Fontes (PMDB) salientou o trabalho pela vida. “Tem muita coisa que tem que mudar, somos muito pequenos, mas as coisas começam aqui. Temos muitos problemas na saúde no município, mudar a cultura da população depende de cada um de nós. Vamos trabalhar para um Sistema de Saúde melhor em Viçosa, com união e o trabalho dessa Casa vamos conseguir”, concluiu.

O Secretário da Mesa, Vereador Antonio Elias Cardoso (PR) elogiou a Campanha que vem promovendo mudanças, melhorias, discussões e soluções em todos os temas abordados. Falou que a saúde no município teve muitos avanços mas que de suma importância: é a qualidade de vida.

O Presidente da Casa, finalizando a solenidade disse do prazer em ter na Casa um vereador como Marcos Nunes. Destacou o papel da família para a estruturação do lar e construção cidadã dos filhos. “Muitas coisas ainda tem que ser feitas, o caminho é árduo, mas será percorrido”.