por vca — publicado 15/02/2012 11h09, última modificação 11/03/2016 09h09

Enchentes, incêndios e outros eventos ecológicos críticos são fatalidades que podem acontecer sem alarde, e quando a população não sabe lidar com a situação o quadro pode se tornar ainda mais grave. Para que esse tipo de situação não ocorra existe a Sub-Secretaria de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada, com uma Sub-Base Operacional em Viçosa.

Na reunião ordinária desta terça-feira (14), foi apresentado, aos Vereadores, o Programa Previncêndio,  pela coordenadora Juliana Fialino Muller, que tem como objetivo a prevenção e combate a incêndios, enchentes e eventos críticos.

A finalidade desta Sub-Secretaria é planejar e promover ações destinadas a prevenir e combater as queimadas sem controle e os incêndios florestais, os efeitos de secas, inundações e tempestades no Estado, para minimizar seus efeitos.

A cidade de Curvelo, em Minas Gerais, conta com uma base operacional enquanto  Januária e Viçosa mantêm uma Sub-Base.

A Sub-Base do município situa-se na BR 120, no Aeródromo de Viçosa. Toda sua estrutura foi apresentada por Juliana, contando com quatro salas, auditório com capacidade para 45 pessoas, alojamentos masculino e feminino, diversos veículos, incluindo van para transporte, motocicleta, caminhão de abastecimento e aeronave que ficam de prontidão para qualquer solicitação.

“Onde há prevenção não há fogo. É com esse lema que trabalhamos, por isso nossas ações preventivas duram todo o ano”, disse Juliana explicando as diversas ações de prevenção que são realizadas: capacitação e treinamento com cursos de primeiros-socorros e técnicas de emprego de aeronave no combate a incêndios florestais; ações de orientação com visitas preventivas; e educação ambiental com dia de campo e caravana "ação ambiental".

O Presidente da Casa, Vereador João Batista Teixeira (PR), comentou que “Viçosa se sente orgulhosa em ter uma base na cidade. É tudo muito bem estruturado, mas acredito que a população não tenha conhecimento disso. Os telefones deveriam ser mais divulgados e o Projeto também”.

Na Sub-Base de Viçosa o telefone de contato é 88506775 ou 88506776. Também há o telefone 0800 28 32323, que a ligação é gratuita.

O Vereador Marcos Nunes (PT) parabenizou o governo do Estado pelo programa. “A estrutura é sofisticada, tem helicóptero, 0800, equipe especializa... Nós que somos do poder público deveríamos nos especializarmos mais nos serviços prestados a população”, finalizou.

14/02/2012 - Incêndios e Enchentes: Programa de Combate e Prevenção é apresentado aos Vereadores (BAIXA)