Segurança no Trânsito: Vereador propõe discussão

por vca — publicado 15/02/2012 16h30, última modificação 11/03/2016 09h09
14/02/2012

14/02/2012 - Segurança no Trânsito: Vereador propõe discussão

O consumo de álcool tem sido motivo de diversos acidentes de trânsito. Na semana passada, em Viçosa, aconteceu um acidente fatal em possível decorrência da combinação álcool e direção.

Sensibilizado com o acontecimento, e na tentativa de evitar que o caso se repita, o Vereador Ângelo Chequer (PSDB) levantou esse assunto na reunião ordinária desta terça-feira (14).

Segundo o Vereador, os índices de acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais, no Brasil, é mais alto do que o de muitas guerras, e em cerca de 70% desses acidentes os motoristas se declaram alcoolizados.

Ciente do grande número de festas realizadas na cidade, o Vereador afirma estar preocupado. “As festas trazem bem-feitorias, em decorrência delas não faltou alimentos na Secretaria de Assistência Social”, disse, fazendo alusão a parceira que solicita um 1kg de alimento na entrada das festas e que esses são direcionados a Secretaria. “Falta por parte do poder público municipal e da polícia a fiscalização dessas festas no nosso município, falta educação no trânsito, blitz educativa ao redor dos bares. É importante que os guardas de trânsito não fiquem apenas preocupados com a aplicação de multas, mas também em educar os condutores da nossa cidade”, complementou.

Ângelo também sugeriu que houvesse trabalhos em prol de uma campanha efetiva, em parceria com a Polícia Militar, para fiscalizar o trânsito principalmente à noite.

Por intermédio do Vereador, um empresário da cidade fará a doação de dois bafômetros e disponibilizará um ônibus para campanhas educativas.

“Acho que a Casa também deveria participar, sei que todos têm preocupação com o trânsito e o abuso de álcool, são dados preocupantes, estamos perdendo uma parcela da nossa juventude. Acredito que estaremos poupando vidas”, concluiu.

O Presidente da Casa, Vereador João Batista Teixeira (PR) acrescentou à fala de Ângelo informações sobre as multas de trânsito e pediu para que as leis fossem seguidas. “O município teve uma arrecadação alta em multas, mas ele quer que as normas sejam seguidas. Vamos fazer campanhas, vamos falir a ‘indústria de multa’, vamos seguir a lei. É isso que eu gostaria de deixar para a população, para que possamos refletir”, propôs.

O Vereador Marcos Nunes (PT) concordou com os colegas, reafirmando que é necessária uma mobilização. “Precisamos de maior fiscalização frente a essa realidade, mais do que falar gostaria de que saíssemos daqui com propostas concretas. Se os jovens não estão sabendo se comportar, nós precisamos ver o que fazer, chegar a um denominador comum”, disse, reiterando também que as leis precisam ser cumpridas e é necessário maior fiscalização.

A Vereadora Cristina Fontes (PMDB) lembrou de lutas antigas da Casa como: a Regional da Polícia Civil e o Batalhão da Polícia Militar, presentes em todas as cidades que possuem Universidade em Minas Gerais, excluindo Viçosa. Cristina também falou da regularização das festas que tem bebida liberada, uma das pautas de discussão das reuniões do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Viçosa (Consep).  “Vamos chamar todos os interessados e conversar, discutir, ser parceiros também”, sugeriu.

Em uma segunda fala, Ângelo afirmou ter conhecimento de que o bafômetro não irá resolver o problema do "álcool e trânsito", mas é uma das ações para uma fiscalização eficiente por isso a discussão foi direcionada nesse sentido.