Marinha: Comitiva realiza palestra na Câmara

por vca — publicado 21/03/2012 08h41, última modificação 11/03/2016 09h09
20/03/2012

Marinha Comitiva realiza palestra na Câmara(baixa)

Na sexta-feira (16), a Câmara Municipal recebeu a comitiva da Delegacia da Capitania dos Portos da Marinha em Macaé para uma palestra sobre a “Operação Verão”, ministrada pelo Sargento Alexandre Azevedo. A delegação contou com a presença do Capitão de Fragata e Delegado, Robson da Silva Galhardo; Sargento Marcelo dos Santos e a Sub Oficial, Célia Regina Teixeira.

A operação consiste na fiscalização ordenada do cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e Normas da Autoridade Marítima brasileira quanto à segurança da navegação e da vida humana no mar, além da prevenção da poluição hídrica causada por embarcações. Foram também prestados esclarecimentos adicionais à comunidade e entidades náuticas da região, visando à disseminação de conceitos relacionados com a segurança da navegação, especificamente no que tange à habilitação dos condutores, áreas de navegação permitidas e materiais de uso obrigatório nas embarcações.

Após a palestra o Comandante Galhardo, entregou ao Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR) uma placa de reconhecimento ao apoio que a Câmara tem prestado à Marinha do Brasil na região.

João Batista destacou o trabalho de conscientização e capacitação que a Capitania tem realizado, além de destacar a importância da realização dessas provas no município. “Viçosa virou um pólo turístico de evento náutico sem ter grande rio ou represa. A partir de julho para tirar a Carteira de Arrais Amador será necessário a realização de provas práticas, iremos criar as condições para que Viçosa seja realmente um pólo náutico”, salientou.

Na ocasião, além dos já citados, estiveram presentes, o Prefeito Municipal, Celito Sari; o Vereador Luciano Constantino; o Diretor de Logística e Segurança da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Belmiro Zamperlini; o Comandante do Corpo de Bombeiros da UFV, Júlio César Santos; o Tenente, da 97ª Cia da Policia Militar, Adilson Vilela; o Secretário de Governo, Márcio Rodrigues Pereira; o Secretário de Meio Ambiente, Luís Eugênio de Moura; e o Assessor do Prefeito, José Antônio de Oliveira.

A comitiva veio ao município para a aplicação da prova de Arrais Amador (carteira de habilitação aquática) no município, visto que compreende a área de jurisdição cuja extensão compreende o litoral de barra de São João à barra de Itabapoana, além de rios, represas e lagoas do Noroeste do estado do Rio de Janeiro e várias cidades de Minas Gerais em um total de setenta e cinco municípios.