Mulher: Presidente do Conselho apresenta ações

por vca — publicado 14/03/2012 15h53, última modificação 11/03/2016 09h09
13/03/2012

13/03/2012 Mulher: Presidente do Conselho apresenta ações

Na tribuna livre da reunião ordinária dessa terça-feira (13), a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Marisa Barleto fez um breve balanço do trabalho desenvolvido.

Marisa contou que desde março do ano passado foram várias as atividades desenvolvidas e destacou algumas em sua fala. A assinatura do Pacto Municipal de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, com a participação de mais de trinta instituições signatárias, que se desdobrou no fortalecimento do Programa Casa das Mulheres, foi uma delas. Segundo Marisa, o número de estudantes envolvidos nos projetos de extensão quadruplicou, tendo agora cerca de 70 deles atuando nos diversos “fios e nós” da rede de enfrentamento da violência contra a mulher em Viçosa e região e nas ações de acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência nas instituições de atendimento. Existem hoje quatro programas e um projeto de extensão.

“Com todas as dificuldades, temos o apoio da Delegacia de Polícia, a parceria imprescindível da Defensoria Pública, das unidades do Posto da Saúde da Família e do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Foi com a recomposição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que tudo isso foi possível, reafirmando a necessidade da organização da sociedade civil num projeto coletivo para que as coisas aconteçam”, afirmou.

Por meio do conjunto dessas ações dos diversos parceiros, o Conselho conseguiu mobilizar a discussão de políticas para mulheres e realizar o Seminário Regional de Políticas para Mulheres, levando as discussões através de delegadas para a Conferência Estadual e a Nacional.

A conquista de uma casa para a Casa das Mulheres foi anunciada com muita satisfação, e a sua inauguração está prevista ainda para esse mês. A casa foi cedida pela Prefeitura por intermédio de esforços dos defensores públicos de Viçosa. “É assim que vamos comemorar o dia 8 de março: inaugurando a casa”, celebrou Marisa.

Concluindo a fala, as metas para o ano de 2012 são instituir o Fundo para o Conselho e colocar Viçosa como um dos municípios mineiros integrantes do Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência Contra Mulher, que já está sendo encaminhado.

Os vereadores parabenizaram por todos os projetos desenvolvidos e ressaltaram a importância do Conselho para a sociedade.